20.06.2018
ORAÇÃO DE ARREPENDIMENTO
Salmo 51
[Ao regente do coral: salmo de Davi, sobre a ocasião em que o profeta Natã veio falar com Davi após o adultério com Bate-Seba.]1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia. 2Lava-me de toda a minha culpa, purifica-me do meu pecado. 3Pois reconheço minha rebeldia; meu pecado me persegue todo o tempo. 4Pequei contra ti, somente contra ti; fiz o que é mau aos teus olhos. Por isso, tens razão no que dizes, e é justo teu julgamento contra mim. 5Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu. 6Tu, porém, desejas a verdade no íntimo e no coração me mostras a sabedoria. 7Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. 8Devolve-me a alegria e a felicidade! Tu me quebraste; agora, permite que eu exulte outra vez. 9Não continues a olhar para meus pecados; remove as manchas de minha culpa. 10Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme. 11Não me expulses de tua presença e não retires de mim teu Santo Espírito. 12Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer. 13Então ensinarei teus caminhos aos rebeldes, e eles voltarão a ti. 14Perdoa-me por ter derramado sangue, ó Deus de minha salvação; então, com alegria, anunciarei tua justiça. 15Abre meus lábios, Senhor, para que minha boca te louve. 16Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. 17O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido. 18Olha com favor para Sião e ajuda-a; reconstrói os muros de Jerusalém. 19Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados.
A apropriação diária do perdão
Semana passada, vimos o que está por trás do perdão que Davi recebeu de Deus pelo seu horrívelpecado contra Bate-Seba, Urias e todos os demais, inclusive, e principalmente, contra o próprio Deus. Vimos apenas a realidade objetiva de como Davi foi perdoado por seu pecado e justificado na presença de Deus (i.e., através da morte de Jesus Cristo como propiciaçãopelos pecados, Rm 3.25-26). Detivemo-nos apenas no cabeçalho do Salmo 51 à luz de seu contexto histórico e da história da salvação.
O Salmo 51, porém, descreve a realidade subjetiva do pecado de Davi; isto é, o que Davi sentiu e pensou por causa de seu pecado; o que ele sentiu e pensou ao correr para se apropriar da misericórdia de Deus. O que temos aqui, portanto, é uma descrição da forma como nós também devemos nos sentir e pensar quando pecamos contra Deus e contra o próximo. Como nós devemos buscar a graça e o perdão de Deus, disponíveis a nós todos em Jesus Cristo (Rm 3.25-26, cf.mensagem passada: A cura para a culpa). Aprendemos aqui no Salmo 51 sobre a apropriação diária do perdão de Deus. É o que veremos a seguir.
Antes, porém, precisamos tomar consciência de que Jesus, de uma vez -por todas (através de sua vida sem pecado, morte substitutiva e ressurreição vitoriosa), comprou nosso perdão e forneceu nossa justiça. Não podemos adicionar nada à compra ou à provisão do Senhor. Recebemos o perdão e a justificação somente pela fé em Jesus Cristo.
No entanto, em vista da santidade de Deus e do mal do pecado, é requerido do pecador que ele se aproprie pela fé daquilo que Cristo comprou (i.e., perdão), que ele aplique a si mesmo, pela oração e confissão diária de seus pecados, o que Jesus forneceu para os salvos (i.e., justificação). Assim foi que Jesus nos ensinou a orar, diariamente, conforme se lê na Oração do Senhor (Mt 6.11-12):
11Dá-nos hoje o pão para este dia, 12e perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores.
Percebeu? Diariamente, precisamos de pão e de perdão. De uma forma ainda mais clara: da mesma forma que precisamos do pão todos os dias (comida), precisamos também, diariamente, do perdão do Senhor (graça). Por isso que aprendemos com Jesus a pedir diariamenteo pão (porque Deus prometeu atender todas as nossas necessidades) e a pedir diariamenteo perdão (porque nos foi totalmente comprado e assegurado pela morte de Jesus Cristo, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”— Jo 1.29).
Por isso Davi pôde orar da forma que orou (Sl 51.1-2):
1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor (o Filho de Deus, enviado pelo Pai — Jo 3.16). Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia (transgressões). 2Lava-me de toda a minha culpa (iniquidade), purifica-me do meu pecado.
Estudaremos a respeito da apropriação diária do perdão para o pecado (por causa da obra de Jesus) em instantes, ao nos aprofundaremos nos primeiros versos deste salmo. Permitam-me, primeiro, apenas duas palavras muito práticas de aplicação, baseando-nos no pecado de Davi com Bate-Seba:
Cristo é a cura para a culpa do pecado. Vejamos agora a Oração de arrependimento de Davi, pois ensinará a respeito da apropriação diária do perdão de Deus em Cristo Jesus.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
10 de agosto, 2016
13 de outubro, 2019
11 de abril, 2018
14 de agosto, 2016
Mais Séries
Salmo 51 – Oração de Arrependimento
Pr. Leandro B. Peixoto