• Home
  • Home
  • A Igreja
  • Para Você
  • Sermões
  • Podcasts
  • Artigos
  • Contribuição
  • Fale Conosco
  • Baixar Esboço em PDF
  • Baixar Áudio MP3

11.05.2016

Salmo 8 – Canção de Celebração

  • Pr. Leandro B. Peixoto
  • Série: Os Salmos
  • Livro: Salmos

CANÇÃO DE CELEBRAÇÃO

Salmo 8

[Para o mestre de música. De acordo com a melodia “Os Lagares”. Salmo davídico.]

1 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus. 2 Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança. 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, 4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? 5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. 6 Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: 7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, 8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. 9 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

SABEDORIA PARA CELEBRAR
A vida é tecida de bons e de maus momentos. Nos maus momentos nós choramos e nos bons momentos nós celebramos. Tanto é assim que a Bíblia recomenda:

Rm 12.15 | Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.

Claro que preferimos a celebração em vez do pranto, apesar de a Bíblia recomendar o contrário:

Ec 7.2-4 | 2 É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! 3 A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. 4 O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria.

Não é que Salomão esteja proibindo a alegria das celebrações, mas advertindo do perigo de se entorpecer com elas. Ele sabia por experiência própria que na alegria, infelizmente, nós crescemos menos do que na tristeza; isso porque quando nós celebramos somos tentados a nos esquecer daquilo que realmente importa na vida, isto é, Deus.
“Uma letra resumida e requintada”
No Salmo 8 Davi está celebrando a glória e a graça de Deus, o que torna esta canção um exemplo insuperável de como devem ser as nossas canções e as nossas celebrações. Como bem definiu C. S. Lewis: trata-se de “uma letra resumida e requintada”, obra inspirada pelo Espírito Santo para nos guiar em nossos festejos e comemorações, sem perder de vistas a grandeza do nosso Deus.
Na busca por sabedoria para celebrar, olharemos para esta “Canção de celebração” visando responder a três perguntas essenciais: (1) Por que celebrar? (2) O que celebrar? (3) Como celebrar?
POR QUE CELEBRAR?
Por não ter nascido em um lar cristão e, infelizmente, ter participado de tantas celebrações vazias de Deus, ouvi muitas coisas desnecessárias e que marcaram-me profundamente, para o bem e para o mal. Uma das frases célebres entre meus amigos dos velhos tempos e que eu nunca me esqueci era: “Não quero saber quem morreu, eu quero é chorar!”, isto é: não importa por que, o que e menos ainda como celebrar – o que importa é festejar, é brindar, é gargalhar.
O problema com essa mentalidade é que, por não considerar a Deus, conduz a pessoa à desgraça. Paulo tanto sabia disso que advertiu os cristãos de Éfeso, dizendo:

A Mensagem Ef 5.18 | Não busquem alegria, se embriagando com vinho. Isso acaba em libertinagem e imoralidade. Ao contrário, bebam do Espírito de Deus, à vontade.

Os valores do Reino de Deus são outros:

Rm 14.17-18 | 17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; 18 aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.

Para o cristão, até a celebração visa refletir a grandeza, a glória e a graça de Deus. A celebração pode até conter comida e bebida, desde que não haja embriaguez, glutonaria, idolatria e tropeço para o mais fraco na fé. A celebração do cristão deve sempre promover a edificação do próximo em Deus (cf. Rm 14.19-23).
Davi sabia muito bem quando e por que celebrar. No Salmo 8, por exemplo, ele ensina que nós devemos celebrar sempre a bondade de Deus que nos conduz em triunfo. No cabeçalho do Salmo nós lemos:

NVI – Para o mestre de música. De acordo com a melodia “Os Lagares” (ou Em Gitite). Salmo davídico.

A expressão “Os Lagares” vem da raiz de uma palavra hebraica para “prensa de uvas”, “lagares”. Por isso que alguns comentaristas afirmam que este Salmo era cantado anualmente nas festas de colheita das uvas para a fabricação do vinho.
Outros estudiosos seguem a interpretação do Targum.

Targum (do Hebraico תרגום , no plural targumim) é o nome dado às traduções, paráfrases e comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh) escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o aramaico.

No Targum o cabeçalho do Salmo traz a seguinte anotação:

Targum | Para o mestre de música. Ao som da cítara (instrumento de cordas) que Davi trouxe de Gate.

Por isso que algumas traduções da Bíblia, em vez de “Os Lagares”, trazem a expressão: “Em Gitite”. Ambas perfeitamente aceitáveis.
Segundo a interpretação do Targum, o Salmo 8 teria sido composto por Davi após sua vitória sobre Golias (que era de Gate) para ser tocado ao som da cítara de Gate (que fora levada por Israel do acampamento dos filisteus – 1Sm 17.53-54) e cantado no dia da celebração pela vitória de Israel sobre os filisteus (1Sm 18.6).
Portanto, quem lê “Os Lagares” celebra as grandes colheitas proporcionadas por Deus aos seus filhos. Quem lê “Em Gitite” ou “Ao som da cítara que Davi trouxe de Gate” celebra as vitórias do povo de Deus sobre os gigantes da vida. Seja como for, a grande lição de Davi é que nós celebramos porque o Senhor nos abençoa em todos os momentos da vida, proporcionando benefícios e promovendo vitórias.
O QUE CELEBRAR?
Os filhos de Deus não celebram por celebrar, eles não celebram pela festa. Cristãos celebram para exaltar a grandeza, a glória e a graça de Deus em suas vidas (At 14.17). É isso que Davi celebra no Salmo 8.
Celebre o poder de Deus (Sl 8.1-3)
O poder, a grandeza e a transcendência de Deus são celebrados de três maneiras aqui neste Salmo.
Poder para revelar o nome dele em toda a terra

Sl 8.1,9 | 1 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus. (…) 9 Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

Poder para reverter em vitória a fraqueza do seu povo

Sl 8.2 | Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.

Poder para revestir com gloriosa beleza a obra da Criação

Sl 8.3 | Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

Davi nos ensina a celebrar o poder de Deus.
Celebre a presença de Deus (Sl 8.4-9)
Há mais em Deus que precisa ser celebrado, ou seja, a sua presença entre nós. Deus é transcendente, mas ele é também imanente. Ele é grandioso e glorioso, mas ele é também generoso. Ele é Senhor Deus, mas é também Pai de amor. É isso o que Davi celebra.
         Presença cuidadora

Sl 8.3-4 | 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, 4 pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?

       Apesar de grandioso, transcendente e glorioso Deus cuida de nós.
         Presença abençoadora

Deus nos abençoou na forma como ele nos criou (v. 5), no domínio que ele nos deu (v. 6) e no sustento que ele nos proporcionou (v. 7-8).

Sl 8.5-8 | 5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. 6 Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: 7 todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, 8 as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.

A presença cuidadora e abençoadora de Deus devem ser celebradas pelo seu povo. É por isso que Davi começa e termina o seu Salmo com a mesma expressão:

Sl 8.1,9 | Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

COMO CELEBRAR?
Tendo visto por que e o que celebrar, vejamos, por fim, como celebrar a Deus. 
Celebre a Deus com alegria
A expressão “Os Lagares” ou “Em Gitite” aparece em dois outros Salmos: Salmo 81 e Salmo 84. Todos eles expressando alegria e felicidade a Deus e em Deus. Alem do que, somos informados de que a cítara de Gate era um instrumento usado para momentos de celebração e alegria.
Davi está nos ensinando que quando contemplamos o poder e a presença de Deus devemos celebrar com alegria (Sl 47.1; 94.8; 100.1).
Celebre a Deus com reverência
Existe alegria no Salmo, mas existe também reverência.

Sl 8.4-5 | 4 Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? 5 Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

Celebre a Deus em todo tempo
Penso que Davi começa e termina o Salmo com a mesma expressão para nos ensinar que devemos celebrar a Deus em todo tempo, sem nos enjoarmos de viver para celebrar o louvor da sua gloriosa graça.

Sl 8.1,9 | Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!

Note que só conseguirá celebrar a Deus com alegria, reverência e em todo tempo quem tiver feito do Soberano Deus o seu Pai de amor em Cristo Jesus. Sim, pois o Salmo começa e termina na primeira pessoa do plural: “Senhor, Senhor nosso…”.
Deus não é um ser distante e frio, ele é pessoal e amoroso.
Receba-o, em Cristo, no seu coração.
CANÇÃO DE CELEBRAÇÃO
Pare e pense por um instante…
Que motivos há em sua vida para você celebrar?
Será que há motivos para você celebrar?
No mesmo tom de Davi, Paulo nos ensina que sempre há motivos para celebrarmos.

At 14.16-17 – 16 No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos. 17 Contudo, Deus não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e um coração cheio de alegria.

Não seja como aqueles que seguem os seus próprios caminhos, celebrando os seus próprios prazeres, desfrutando de tudo o que Deus é e faz, sem, contudo, importar-se em conhecê-lo.
Seja daqueles que desfrutam de tudo o que Deus é e faz, que conhecem e que celebram a grandeza, a glória e a generosidade do Senhor soberano e Pai amoroso em Cristo Jesus.

Mais episódios da série
Os Salmos

Mais episódios da série Os Salmos

  • Salmos: Canção Para a Alma
  • Abrindo Os Salmos
  • Salmo 1 – A Primazia da Palavra
  • Salmo 2 – A Supremacia de Cristo
  • Salmo 3 – Oração da Manhã
  • Salmo 4 – Oração da Noite
  • Salmo 5 – Pedagogia da Oração
  • Salmo 6 – Oração de Cura
  • Salmo 7 – Justo Juiz
  • Salmo 8 – Canção de Celebração
  • Salmo 9 – O Trono da Justiça
  • Salmo 10 – Os Ouvidos de Deus
  • Salmo 11 – Fundamentos de Fé
  • Salmo 12 – O Uso das Palavras
  • Salmo 13 – A Saga da Fé
  • Salmo 14 – A Presciência de Deus
  • Salmo 15 – A Pergunta Fundamental
  • Salmo 16 – A Vida de Um Refugiado
  • Salmo 17 – Ore sem Cessar
  • Salmo 18 – O Diário do Rei
  • Salmo 19.1-6 – O Ministério da Criação
  • Salmo 19.7-11 – O Fluxo da Graça
  • Salmo 19.12-14 – A Luta Contra o Pecado
  • Salmo 19.12-14 – Estratégia de Combate
  • Salmo 20 – Avante, Soldados Cristãos
  • Salmo 21 – Vim Agradecer
  • Salmo 22 – O Salmo da Cruz
  • Salmo 23 – O Salmo da Ovelha
  • Salmo 23 – O Pastor do Salmo
  • Salmo 23 – Nada me Faltará
  • Salmo 23 – Descanso
  • Salmo 23 – Refrigério
  • Salmo 23 – Restauração
  • Salmo 23 – Direção
  • Salmo 23 – Coragem
  • Salmo 23 – Consolo
  • Salmo 23 – Banquete
  • Salmo 23 – Bondade e Misericórdia Para Sempre
  • Salmo 24 – O Rei da Glória
  • Salmo 25 – A Esperança Em Deus Não Decepciona
  • Salmo 26 – Pés Firmes no Chão
  • Salmo 27 – Vitória Sobre o Medo
  • Salmo 28 – Confiança Sustentável
  • Salmo 29 – A Voz do Senhor
  • Salmo 30 – Tudo Se Fez Novo
  • Salmo 31 – Combate Ao Estresse
  • Salmo 32 – O Prazer de Ser Perdoado
  • Salmo 33 – Chamado à Adoração
  • Salmo 34 – Prove e Veja
  • Salmo 35 – Ninguém Se Compara Ao Senhor! – Parte 1
  • Salmo 35 – Ninguém Se Compara Ao Senhor! – Parte 2
  • Salmo 36 – Lugar de Refúgio
  • Salmo 37 – Sabedoria Para Viver – Parte 1
  • Salmo 37 – Sabedoria Para Viver – Parte 2
  • Salmo 38 – A Malignidade do Pecado
  • Salmo 39 – A Brevidade da Vida
  • Salmo 40 – A Fé Que Saiu do Forno
  • Salmo 41 – O Leito do Sofrimento
  • Salmo 42 – Quando a Alma Fica Abatida
  • Salmo 42 – Cura Para a Alma Abatida
  • Salmo 43 – Quando o Coração Está Dividido
  • Salmo 43 – Cura Para o Coração Dividido
  • Salmo 44 – Ovelhas Vencedoras
  • Salmo 45 – Canção de Amor
  • Salmo 46 – Castelo Forte é Nosso Deus
  • Salmo 47 – O Grande Rei
  • Salmo 48 – A Cidade do Grande Rei
  • Salmo 49 – A Esperança do Sábio
  • Salmo 50 – A Dinâmica do Culto a Deus
  • Salmo 50 – O Culto Que Agrada a Deus
  • Salmo 51 – A Cura Para a Culpa
  • Salmo 51 – Oração de Arrependimento
  • Salmo 51 – Resposta ao Pecado
  • Salmo 51 – O Caminho Para a Superação
  • Salmo 51 – A Volta Por Cima
  • Salmo 51 – A Alegria do Coração Quebrantado
  • Salmo 52 – O Peixe Morre Pela Boca e o Homem Pela Língua
  • Salmo 53 – O Desejo do Pai
  • Salmo 54 – Deus Não Nega Socorro
  • Salmo 55 – Não Entregue os Pontos
  • Salmo 56 – O Guardador de Lágrimas
  • Salmo 57 – O Cântico da Caverna
  • Salmo 58 – Praga Nos Três Poderes
  • Salmo 59 – O Cerco da Morte
  • Salmo 60 – A Vida é Guerra
  • Salmo 60 – Oração de Guerra
  • Salmo 61 – Viva Com o Coração Leve
  • Salmo 62 – Alivie a Pressão e o Estresse
  • Salmo 63 – Em Busca de Deus
  • Salmo 64 – Primeiros Socorros Para Picada de Língua
  • Salmo 65 – Lembre-se de Louvar
  • Salmo 66 – Os Convites de Deus
  • Salmo 67 – Abençoados Para Abençoar
  • Salmo 67 – Os Desejos de Deus
  • Salmo 68 – O Salmo do Triunfo
  • Salmo 69 – Oração de Sofrimento
  • Salmo 70 – Oração de Desespero
  • Salmo 71 – Saber Envelhecer
  • Salmo 71 – Oração do Idoso
  • Salmo 71 – Resoluções Para Viver e Morrer Bem
  • Salmo 72 – Oração Pelos Governantes
  • Salmo 73 – O Mal da Inveja
  • Salmo 73 – A Cura Para o Mal da Inveja
  • Salmo 73 – Antídoto Contra a Depressão
  • Salmo 74 – Quando Tarda o Socorro
  • Salmo 75 – O Dono do Poder
  • Salmo 76 – O Conhecimento de Deus
  • Salmo 76 – O Deus Que Luta Por Nós
  • Salmo 77 – Conforto na Tribulação
  • Salmo 78 – O Cuidado de Deus – Parte 1
  • Salmo 78 – O Cuidado de Deus – Parte 2
  • Salmo 79 – Louvor em Lágrimas – Parte 1
  • Salmo 79 – Louvor em Lágrimas – Parte 2
  • Salmo 80 – Oração de Restauração – Parte 1
  • Salmo 80 – Oração de Restauração – Parte 2
  • Salmos 81 – Considerações Sobre o Culto Cristão – Parte 1
  • Salmos 81 – Considerações Sobre o Culto Cristão – Parte 2
  • Salmo 82 – O Governo das Nações – Parte 1
  • Salmo 82 – O Governo das Nações – Parte 2
  • Salmo 83 – Oração de Contra Ataque
  • Salmo 84 – A Casa do Coração
  • Salmo 85 – Força para Recomeçar
  • Salmo 86 – Se Eu Quiser Falar Com Deus
  • Salmo 87 – Lugar de Gente Feliz
  • Salmo 88 – Quando a Escuridão não Passa
  • Salmo 89 – Deus Jamais Falhará
  • A Foto de Cristo na Forma dos Salmos
  • A Foto de Cristo na Forma dos Salmos – Parte 2
  • A Foto de Cristo na Forma dos Salmos – Parte Final
  • Salmo 90 – O Homem de Deus – Parte 1
  • Salmo 90 – O Homem de Deus – Parte 2
  • Salmo 91 – À Sombra do Altíssimo
  • Salmo 92 – A Bondade de Deus – Parte 1
  • Salmo 92 – A Bondade de Deus – Parte 2
  • Salmo 93 – O Senhor Reina
  • Salmo 94 – O Vingador
  • Salmo 95 – Razão para Viver
  • Salmo 96 – Alegre-se
  • Salmo 97 – Maravilhe-se!
  • Salmo 98 – Cante Louvores!
  • Salmo 99 – Clame ao Senhor
  • Salmo 100 – Encha-se de Alegria
  • Salmo 101 – Atitudes que fazem a diferença
  • Salmo 102 – Oração dos aflitos
  • Salmo 103 – Orando o evangelho – Parte 1
  • Salmo 103 – Orando o evangelho – Parte 2
  • Salmo 104 – Contemplando a criação
  • Salmo 105 – Memorial do Redentor
  • Salmo 106 – A única saída
  • Salmo 107 – O leal amor de Deus
  • Salmo 108 – Fé inabalável
  • Salmo 109 – Coração Aquecido
  • Salmo 110 – O Evangelho Segundo Davi
  • Salmo 111 – Verdadeira Piedade
  • Salmo 112 – Marcas de Piedade
  • Salmo 113 – Deus é incomparável
  • Salmo 114 – Deus é Tremendo
  • Salmo 115 – Deus é Glorioso
  • Salmo 116 – Deus é Salvador
  • Salmo 117 – Deus é Fiel
  • Salmo 118 – Deus é Misericordioso

Mais Sermões

  • A História de Deus Sobre o Trabalho – Redenção e Restauração

    24 de fevereiro, 2017

  • Quando Os Recursos Acabam

    31 de agosto, 2016

  • A Vida Sob Pressão

    9 de julho, 2018

  • Viva com Esperança

    17 de abril, 2022

Mais Séries

  • 75 Anos da SIB em Goiânia
  • A Essência do Evangelho | João 3.16
  • A Fé da Mulher Cananeia
  • A Glória de Cristo: Veja e Desfrute
  • A Igreja de Cristo em Romanos 16
  • A Igreja Triunfante
  • A Mochila do Peregrino
  • A Saga de Jó
  • A Tradição Batista: Origens, Fé e Distintivos Batistas
  • A Treliça e a Videira
  • Ageu - O Segredo do Contentamento
  • Apocalipse: Eis que ele vem
  • As Ordenanças da Igreja
  • As Parábolas do Reino
  • As Raízes da Reforma da Tradição Batista
  • As Últimas Palavras de Jesus
  • Atos dos Apóstolos
  • Caráter Escultural: A Vida de Pedro
  • Cartas do Novo Mundo
  • Cenas Memoráveis de Famílias do AT
  • Chegou o Natal!
  • Cristianismo Vintage: A Carta de Tiago
  • Dia das Mães
  • Dia dos Pais
  • Espiritualidade Olímpica
  • Evangelho de João
  • Êxodo - A Redenção
  • Filemom - A Mensagem do Poder do Amor
  • Gênesis - O Livro das Origens
  • Gênesis: Aliança
  • Habacuque - A Arte de Ter Fé
  • Hebreus - A Superioridade de Cristo
  • Igreja Multiplicadora
  • Jonas: O Profeta Relutante
  • Judas: Em Defesa da Fé
  • Lamentações de Jeremias - Ouse ter Esperança
  • Levítico: Santidade ao Senhor
  • Meditações em Colossenses
  • Mensagens Avulsas
  • Números - Perseverança na Fé
  • O Diário da Última Semana de Jesus
  • O Evangelho no Trabalho
  • O Livro do Natal
  • O Pacto
  • O Profeta Joel
  • O Refrão dos Redimidos
  • Os Cânticos do Natal
  • Os Combates da Alma
  • Os Salmos
  • Os Solas da Reforma Protestante
  • Para Recordar no Natal
  • Páscoa
  • Print da Igreja - A Imagem de Uma Igreja Bíblica em Alta Resolução
  • Recortes da Vida de Paulo
  • Reforma Protestante e Trabalho
  • Salmo 84
  • Santidade
  • Uma Igreja Old School
  • Uma Teologia de Gênero

Salmo 8 – Canção de Celebração

Pr. Leandro B. Peixoto

SIB GOIÂNIA

LEANDRO B. PEIXOTO

  • A Igreja
  • Para Você
  • Sermões
  • Podcasts
  • Artigos
  • Contribuição
  • Fale Conosco

© 2025 Segunda Igreja Batista em Goiânia