• Home
  • Home
  • A Igreja
  • Para Você
  • Sermões
  • Podcasts
  • Artigos
  • Contribuição
  • Fale Conosco
  • Baixar Esboço em PDF
  • Baixar Áudio MP3

06.07.2016

Salmo 11 – Fundamentos de Fé

  • Pr. Leandro B. Peixoto
  • Série: Os Salmos
  • Livro: Salmos

FUNDAMENTOS DE FÉ
       Salmo 11.3

Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

Os nossos dias são de crise. Alguém tem dúvida? Vivemos dias de crise ética, política, moral, financeira, na família, crise de credibilidade, etc.
O que fazer, como viver, em tempos de crise? Uma das respostas está contida no Salmo 11, ou seja: viver pela fé e não pelo que se vê.
É difícil determinar o contexto histórico desse Salmo. Sabe-se que foi escrito por Davi e que ele estava sendo fortemente perseguido, mas a data da composição é incerta.
Davi foi um homem experimentado no sofrimento, viveu sob muitos perigos, e sabia, por exemplo, o que é padecer injustas perseguições.

Fugindo do rei Saul, Davi teve que se refugiar no deserto por aproximadamente 10 anos. Não fosse a graça de Deus e a amizade fortalecedora que nutria com Jônatas (filho de Saul!), o homem segundo o coração de Deus teria sucumbido.

Após tornar-se rei, Davi teve que ver seu próprio filho Absalão armar uma rebelião contra ele e, finalmente, colocá-lo para correr.

Há momentos na vida em que a coisa mais certa a fazer é fugir (especialmente ao sermos tentados); mas, nem sempre é assim, fugindo, que se deve viver e encarar os problemas.
Durante a crise descrita no Salmo 11, Davi não fugiu do seu posto. Ele permaneceu de plantão, confiando no Senhor para protegê-lo, e Deus assim o fez. Qualquer que seja a crise ou o problema, o Salmo 11 nos ensina que devemos sempre saber escolher entre o medo e a confiança.
Há nesse Salmo 4 fundamentos de fé. Neles devemos nos apoiar para vivermos em tempos de crise. Em tempos de crise…

1) O que devemos fazer?

2) O que o medo faz?

3) O que a igreja deve fazer?

4) O que Deus fará?

Vejamos um de cada vez…
1. Em tempos de crise o que devemos fazer?
Quando a crise se abateu sobre Davi, os seus conselheiros imediatamente o encorajaram a fugir de Jerusalém e buscar refúgio nas montanhas seguras ao redor. O que Davi fez? Ele perseverou com fé no Senhor. Ele confiou. Observe:

Sl 11.1 | No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”?

Apesar de todas as pessoas ao redor não confiarem que Deus agiria em socorro, Davi sabia que os que esperam no Senhor conseguirão voar mais alto que as nuvens negras da tempestade; no Senhor, as suas forças são renovadas, eles não se cansam nem caem exaustos (Is 40.31).
O verbo “fugir” está na segunda pessoa do plural, indicando que o conselho era para que todos os aliados de Davi fugissem e deixassem os seus postos. Imaginem que tragédia! Os ímpios tomariam conta de tudo.
Quando o medo toma o lugar da confiança, quando nós fugimos temerosos em vez de perseverarmos com fé nas promessas do Senhor, todos ao redor sofrem com as consequências. Devemos sim fugir do pecado, das tentações e das paixões da juventude (2Tm 2.22), da mesma forma que José do Egito fugiu da esposa de Potifar (Gn 39.11-13), mas é errado fugir do dever quando os obstáculos surgem e os perseguidores se levantam.
Assim como Davi, Neemias é exemplo de homem que não foge à luta:

Ne 6.9-11 | 9 Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: “Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra”. Eu, porém, orei pedindo: Fortalece agora as minhas mãos! 10 Um dia fui à casa de Semaías, (…) que estava trancado portas adentro. Ele disse: “Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite”. 11 Todavia, eu lhe respondi: Acha que um homem como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo para salvar a vida? Não, eu não irei!

O que eu devo fazer na hora da crise? Perseverar com fé, esperança e amor. Jamais desistir. Manter-me no meu posto, adorando a Deus, amando as pessoas, fazendo discípulos e servindo ao mundo.
Salomão tem um conselho muito sábio para os tempos de crise:

Ec 10.4 | Se uma autoridade se zangar com você, não peça demissão [não deixes o teu lugar]; erros sérios podem ser perdoados se você não perder a calma.

Em tempos de crise, não se precipite, não fuja do posto. Persevere onde Deus te colocou e cumpra a sua missão e a missão da sua igreja.
2. Em tempos de crise o que o medo faz?
Os conselheiros de Davi estavam fazendo o papel do medo, quando ele batalha para conquistar o coração e a alma da gente. Veja:

Sl 11.2 | Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.

Perceberam o que faz o medo? Observe:

O medo fixa os olhos nos problemas – “Vejam!”

O medo remói os problemas na alma – “Os ímpios preparam os seus arcos”

O medo angustia o viver – “colocam as flechas contra as cordas”

O medo se alimenta da autopiedade – “para das sombras as atirarem nos retos de coração”

Diante da crise, face aos problemas, devemos vencer o medo com fé nas promessas de Deus e com sabedoria para agir.

2Co 4.18 | Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

Tg 1.2-6 | 2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, (…) 5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

Quando o medo forçar você a desistir ou agir indevidamente, quando os obstáculos fizerem seus pés tropeçarem, persevere com fé e com sabedoria.
3. Em tempos de crise o que a igreja deve fazer?
A pergunta retórica que vem a seguir (vs. 3) é interessante. Ela insinua que os justos devem se unir com fé, esperança e amor para agir (não fugir!) nos tempos de crise.

Sl 11.3 | Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

Simples! Os justos se unem para reconstruir os fundamentos. Foi por isso que Davi não fugiu (Sl 11.1-2). Ele sabia que deveria permanecer para reconstruir o que os ímpios haviam destruído e preservar aquilo que os mesmos estavam ameaçando detonar.
Quais eram os fundamentos que estavam sendo destruídos? Há duas possíveis respostas.
A primeira é que os líderes justos e piedosos estavam sendo mortos ou postos para correr. Sem eles, a nação seria destruída. Afinal, famílias, instituições e nações são todas edificadas ou fundamentadas sobre e pelos líderes que elas possuem.
A segunda possibilidade é que os fundamentos eram as verdades e os valores da Palavra de Deus.
Para mim, Davi parece estar falando das duas coisas: dos líderes justos e piedosos e das verdades e dos valores que eles praticavam e pregavam. Israel estava testemunhando o desaparecimento de uma liderança piedosa e da verdade perpétua de Deus que era ensinada pelos piedosos.
O que fazer diante dessa crise? O justo deveria lutar para reconstruir os fundamentos, preparando vidas e pregando a verdade.
Precisamos ser gente que adora a Deus pelo que dele conhece, que ama as pessoas, que faz discípulos e que serve o mundo.
4. Em tempos de crise o que Deus fará?
Quando olhamos ao redor nós vemos os problemas, mas quando olhamos para cima nós vemos, pela fé, o Senhor soberano sobre tudo e sobre todos; nós encontramos resposta para as crises e solução para os problemas. Observe:

Sl 11.4-7 | 4 O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus [ele é soberano]. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens [ele é cuidadoso]. 5 O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia. 6 Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão. 7 Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.

O Senhor nunca deixa de ser soberano, cuidadoso e justo. Sigamos, pois, com fé, esperança e amor. Agarremo-nos às promessas de Deus e vivamos para a glória de Cristo.
FUNDAMENTOS DE FÉ
Os fundamentos da sociedade estão sendo destruídos: 1 as vidas de valor estão desaparecendo de suas posições de liderança e a 2 verdade de Deus está sendo suplantada pela mentira dos homens e pelos valores da cultura.
O que faremos? Como viveremos?

Sl 11.3 | Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

Nós não podemos recuar. Não podemos fugir. Precisamos reconstruir fundamentos de fé. Eu, você e a SIB devemos prosseguir no cumprimento da missão de Cristo para cada um de nós: adorar a Deus, amar as pessoas, fazer discípulos e servir ao mundo… seguir com fé, esperança e amor.
O mundo precisa dos justos. A igreja nunca foi tão necessária como nesses tempos do fim. Lutemos juntos pela reconstrução dos fundamentos de fé.
Como? De pelo menos três maneiras:

Nutrindo a fé, a esperança e o seu amor através do estudo da Palavra de Deus. Utilize-se dos cultos, da EBD, de grupos pequenos, dos departamentos, etc. Sem fé, sem esperança e sem amor todos nós fugiremos.

Servindo com fé, esperança e amor os irmãos e os amigos que o Senhor dia a dia vai acrescentando em nossa comunhão. Encontre um lugar para você servir aqui na SIB. Há diversos departamentos e ministérios carentes de seu trabalho.

Orando com fé, esperança e amor pelos pastores, pelos líderes, pela igreja e por um avivamento entre nós. Orem com a igreja e em casa. Ore sempre.

Que o Senhor nos abençoe com sabedoria, com fé, com esperança e com amor para vivermos em tempos de crise.
A experiência de Tomé com Jesus, após a ressurreição, nos ensina o que é mais necessário em tempos de crise.

Jo 20.26-29 | 26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” 27 E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. 28 Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” 29 Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.

Pare de duvidar e creia.

Há sim possibilidade de Deus agir, transpondo barreiras.

Há sim possibilidade de Deus se manifestar em Cristo.

Há sim possibilidade de você viver em comunhão com ele.

Pare de duvidar e creia em Cristo.

Mais episódios da série
Os Salmos

Mais episódios da série Os Salmos

  • Salmos: Canção Para a Alma
  • Abrindo Os Salmos
  • Salmo 1 – A Primazia da Palavra
  • Salmo 2 – A Supremacia de Cristo
  • Salmo 3 – Oração da Manhã
  • Salmo 4 – Oração da Noite
  • Salmo 5 – Pedagogia da Oração
  • Salmo 6 – Oração de Cura
  • Salmo 7 – Justo Juiz
  • Salmo 8 – Canção de Celebração
  • Salmo 9 – O Trono da Justiça
  • Salmo 10 – Os Ouvidos de Deus
  • Salmo 11 – Fundamentos de Fé
  • Salmo 12 – O Uso das Palavras
  • Salmo 13 – A Saga da Fé
  • Salmo 14 – A Presciência de Deus
  • Salmo 15 – A Pergunta Fundamental
  • Salmo 16 – A Vida de Um Refugiado
  • Salmo 17 – Ore sem Cessar
  • Salmo 18 – O Diário do Rei
  • Salmo 19.1-6 – O Ministério da Criação
  • Salmo 19.7-11 – O Fluxo da Graça
  • Salmo 19.12-14 – A Luta Contra o Pecado
  • Salmo 19.12-14 – Estratégia de Combate
  • Salmo 20 – Avante, Soldados Cristãos
  • Salmo 21 – Vim Agradecer
  • Salmo 22 – O Salmo da Cruz
  • Salmo 23 – O Salmo da Ovelha
  • Salmo 23 – O Pastor do Salmo
  • Salmo 23 – Nada me Faltará
  • Salmo 23 – Descanso
  • Salmo 23 – Refrigério
  • Salmo 23 – Restauração
  • Salmo 23 – Direção
  • Salmo 23 – Coragem
  • Salmo 23 – Consolo
  • Salmo 23 – Banquete
  • Salmo 23 – Bondade e Misericórdia Para Sempre
  • Salmo 24 – O Rei da Glória
  • Salmo 25 – A Esperança Em Deus Não Decepciona
  • Salmo 26 – Pés Firmes no Chão
  • Salmo 27 – Vitória Sobre o Medo
  • Salmo 28 – Confiança Sustentável
  • Salmo 29 – A Voz do Senhor
  • Salmo 30 – Tudo Se Fez Novo
  • Salmo 31 – Combate Ao Estresse
  • Salmo 32 – O Prazer de Ser Perdoado
  • Salmo 33 – Chamado à Adoração
  • Salmo 34 – Prove e Veja
  • Salmo 35 – Ninguém Se Compara Ao Senhor! – Parte 1
  • Salmo 35 – Ninguém Se Compara Ao Senhor! – Parte 2
  • Salmo 36 – Lugar de Refúgio
  • Salmo 37 – Sabedoria Para Viver – Parte 1
  • Salmo 37 – Sabedoria Para Viver – Parte 2
  • Salmo 38 – A Malignidade do Pecado
  • Salmo 39 – A Brevidade da Vida
  • Salmo 40 – A Fé Que Saiu do Forno
  • Salmo 41 – O Leito do Sofrimento
  • Salmo 42 – Quando a Alma Fica Abatida
  • Salmo 42 – Cura Para a Alma Abatida
  • Salmo 43 – Quando o Coração Está Dividido
  • Salmo 43 – Cura Para o Coração Dividido
  • Salmo 44 – Ovelhas Vencedoras
  • Salmo 45 – Canção de Amor
  • Salmo 46 – Castelo Forte é Nosso Deus
  • Salmo 47 – O Grande Rei
  • Salmo 48 – A Cidade do Grande Rei
  • Salmo 49 – A Esperança do Sábio
  • Salmo 50 – A Dinâmica do Culto a Deus
  • Salmo 50 – O Culto Que Agrada a Deus
  • Salmo 51 – A Cura Para a Culpa
  • Salmo 51 – Oração de Arrependimento
  • Salmo 51 – Resposta ao Pecado
  • Salmo 51 – O Caminho Para a Superação
  • Salmo 51 – A Volta Por Cima
  • Salmo 51 – A Alegria do Coração Quebrantado
  • Salmo 52 – O Peixe Morre Pela Boca e o Homem Pela Língua
  • Salmo 53 – O Desejo do Pai
  • Salmo 54 – Deus Não Nega Socorro
  • Salmo 55 – Não Entregue os Pontos
  • Salmo 56 – O Guardador de Lágrimas
  • Salmo 57 – O Cântico da Caverna
  • Salmo 58 – Praga Nos Três Poderes
  • Salmo 59 – O Cerco da Morte
  • Salmo 60 – A Vida é Guerra
  • Salmo 60 – Oração de Guerra
  • Salmo 61 – Viva Com o Coração Leve
  • Salmo 62 – Alivie a Pressão e o Estresse
  • Salmo 63 – Em Busca de Deus
  • Salmo 64 – Primeiros Socorros Para Picada de Língua
  • Salmo 65 – Lembre-se de Louvar
  • Salmo 66 – Os Convites de Deus
  • Salmo 67 – Abençoados Para Abençoar
  • Salmo 67 – Os Desejos de Deus
  • Salmo 68 – O Salmo do Triunfo
  • Salmo 69 – Oração de Sofrimento
  • Salmo 70 – Oração de Desespero
  • Salmo 71 – Saber Envelhecer
  • Salmo 71 – Oração do Idoso
  • Salmo 71 – Resoluções Para Viver e Morrer Bem
  • Salmo 72 – Oração Pelos Governantes
  • Salmo 73 – O Mal da Inveja
  • Salmo 73 – A Cura Para o Mal da Inveja
  • Salmo 73 – Antídoto Contra a Depressão
  • Salmo 74 – Quando Tarda o Socorro
  • Salmo 75 – O Dono do Poder
  • Salmo 76 – O Conhecimento de Deus
  • Salmo 76 – O Deus Que Luta Por Nós
  • Salmo 77 – Conforto na Tribulação
  • Salmo 78 – O Cuidado de Deus – Parte 1
  • Salmo 78 – O Cuidado de Deus – Parte 2
  • Salmo 79 – Louvor em Lágrimas – Parte 1
  • Salmo 79 – Louvor em Lágrimas – Parte 2
  • Salmo 80 – Oração de Restauração – Parte 1
  • Salmo 80 – Oração de Restauração – Parte 2
  • Salmos 81 – Considerações Sobre o Culto Cristão – Parte 1
  • Salmos 81 – Considerações Sobre o Culto Cristão – Parte 2
  • Salmo 82 – O Governo das Nações – Parte 1
  • Salmo 82 – O Governo das Nações – Parte 2
  • Salmo 83 – Oração de Contra Ataque
  • Salmo 84 – A Casa do Coração
  • Salmo 85 – Força para Recomeçar
  • Salmo 86 – Se Eu Quiser Falar Com Deus
  • Salmo 87 – Lugar de Gente Feliz
  • Salmo 88 – Quando a Escuridão não Passa
  • Salmo 89 – Deus Jamais Falhará
  • A Foto de Cristo na Forma dos Salmos
  • A Foto de Cristo na Forma dos Salmos – Parte 2
  • A Foto de Cristo na Forma dos Salmos – Parte Final
  • Salmo 90 – O Homem de Deus – Parte 1
  • Salmo 90 – O Homem de Deus – Parte 2
  • Salmo 91 – À Sombra do Altíssimo
  • Salmo 92 – A Bondade de Deus – Parte 1
  • Salmo 92 – A Bondade de Deus – Parte 2
  • Salmo 93 – O Senhor Reina
  • Salmo 94 – O Vingador
  • Salmo 95 – Razão para Viver
  • Salmo 96 – Alegre-se
  • Salmo 97 – Maravilhe-se!
  • Salmo 98 – Cante Louvores!
  • Salmo 99 – Clame ao Senhor
  • Salmo 100 – Encha-se de Alegria
  • Salmo 101 – Atitudes que fazem a diferença
  • Salmo 102 – Oração dos aflitos
  • Salmo 103 – Orando o evangelho – Parte 1
  • Salmo 103 – Orando o evangelho – Parte 2
  • Salmo 104 – Contemplando a criação
  • Salmo 105 – Memorial do Redentor
  • Salmo 106 – A única saída
  • Salmo 107 – O leal amor de Deus
  • Salmo 108 – Fé inabalável
  • Salmo 109 – Coração Aquecido
  • Salmo 110 – O Evangelho Segundo Davi
  • Salmo 111 – Verdadeira Piedade
  • Salmo 112 – Marcas de Piedade
  • Salmo 113 – Deus é incomparável
  • Salmo 114 – Deus é Tremendo
  • Salmo 115 – Deus é Glorioso
  • Salmo 116 – Deus é Salvador
  • Salmo 117 – Deus é Fiel
  • Salmo 118 – Deus é Misericordioso

Mais Sermões

  • Salmo 79 – Louvor em Lágrimas – Parte 2

    20 de setembro, 2020

  • Jó e o Problema do Sofrimento

    8 de outubro, 2017

  • A Influência do Amor – Parte 1

    26 de julho, 2020

  • IM – Introdução aos Princípios

    6 de agosto, 2017

Mais Séries

  • 75 Anos da SIB em Goiânia
  • A Essência do Evangelho | João 3.16
  • A Fé da Mulher Cananeia
  • A Glória de Cristo: Veja e Desfrute
  • A Igreja de Cristo em Romanos 16
  • A Igreja Triunfante
  • A Mochila do Peregrino
  • A Saga de Jó
  • A Tradição Batista: Origens, Fé e Distintivos Batistas
  • A Treliça e a Videira
  • Ageu - O Segredo do Contentamento
  • Apocalipse: Eis que ele vem
  • As Ordenanças da Igreja
  • As Parábolas do Reino
  • As Raízes da Reforma da Tradição Batista
  • As Últimas Palavras de Jesus
  • Atos dos Apóstolos
  • Caráter Escultural: A Vida de Pedro
  • Cartas do Novo Mundo
  • Cenas Memoráveis de Famílias do AT
  • Chegou o Natal!
  • Cristianismo Vintage: A Carta de Tiago
  • Dia das Mães
  • Dia dos Pais
  • Espiritualidade Olímpica
  • Evangelho de João
  • Êxodo - A Redenção
  • Filemom - A Mensagem do Poder do Amor
  • Gênesis - O Livro das Origens
  • Gênesis: Aliança
  • Habacuque - A Arte de Ter Fé
  • Hebreus - A Superioridade de Cristo
  • Igreja Multiplicadora
  • Jonas: O Profeta Relutante
  • Judas: Em Defesa da Fé
  • Lamentações de Jeremias - Ouse ter Esperança
  • Levítico: Santidade ao Senhor
  • Meditações em Colossenses
  • Mensagens Avulsas
  • Números - Perseverança na Fé
  • O Diário da Última Semana de Jesus
  • O Evangelho no Trabalho
  • O Livro do Natal
  • O Pacto
  • O Profeta Joel
  • O Refrão dos Redimidos
  • Os Cânticos do Natal
  • Os Combates da Alma
  • Os Salmos
  • Os Solas da Reforma Protestante
  • Para Recordar no Natal
  • Páscoa
  • Print da Igreja - A Imagem de Uma Igreja Bíblica em Alta Resolução
  • Recortes da Vida de Paulo
  • Reforma Protestante e Trabalho
  • Salmo 84
  • Santidade
  • Uma Igreja Old School
  • Uma Teologia de Gênero

Salmo 11 – Fundamentos de Fé

Pr. Leandro B. Peixoto

SIB GOIÂNIA

LEANDRO B. PEIXOTO

  • A Igreja
  • Para Você
  • Sermões
  • Podcasts
  • Artigos
  • Contribuição
  • Fale Conosco

© 2025 Segunda Igreja Batista em Goiânia