04.07.2018
A ALEGRIA DO CORAÇÃO QUEBRANTADO
Salmo 51
[Ao regente do coral: salmo de Davi, sobre a ocasião em que o profeta Natã veio falar com Davi após o adultério com Bate-Seba.]1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia. 2Lava-me de toda a minha culpa, purifica-me do meu pecado. 3Pois reconheço minha rebeldia; meu pecado me persegue todo o tempo. 4Pequei contra ti, somente contra ti; fiz o que é mau aos teus olhos. Por isso, tens razão no que dizes, e é justo teu julgamento contra mim. 5Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu. 6Tu, porém, desejas a verdade no íntimo e no coração me mostras a sabedoria. 7Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. 8Devolve-me a alegria e a felicidade! Tu me quebraste; agora, permite que eu exulte outra vez. 9Não continues a olhar para meus pecados; remove as manchas de minha culpa. 10Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme. 11Não me expulses de tua presença e não retires de mim teu Santo Espírito. 12Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer. 13Então ensinarei teus caminhos aos rebeldes, e eles voltarão a ti. 14Perdoa-me por ter derramado sangue, ó Deus de minha salvação; então, com alegria, anunciarei tua justiça. 15Abre meus lábios, Senhor, para que minha boca te louve. 16Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. 17O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido. 18Olha com favor para Sião e ajuda-a; reconstrói os muros de Jerusalém. 19Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados.
O caminho para a superação
“Deus perdoa pecados, mas nem sempre prescreve as consequências”, foi o que dissemos nas duas últimas mensagens. Pecados deixam sequelas, mas, mesmo os nossos pecados, todas as coisas, “cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”(Rm 8.28). Mas, como?
A volta por cima do pecado, por cima das consequências do pecado, passa pela confissãoda seriedade do pecado, pelo reconhecimentodo coração do nosso problema (falta de alegria em Deus) e pela súplicapela renovação da alegria em Deus. Foi o que vimos.
Hoje, concluindo este salmo, precisamos ver a alegria do coração quebrantado e como a volta por cima fez Davi enxergar a mão de Deus transformando seu mal em bem.
A alegria do coração quebrantado
Davi concluiu o salmo falando da alegria do coração quebrantado(vv. 16-19):
16Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. 17O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido. 18Olha com favor para Sião e ajuda-a; reconstrói os muros de Jerusalém. 19Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados.
O que Davi está dizendo? Ele está afirmando que Deus o quebrantou (usando os pecados cometidos por ele) para livrá-lo do culto sem vida e da vida sem culto (tema do salmo anterior, o Salmo 50): “O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido”(Sl 51.17).
Deus não queria apenas sacrifícios, ofertas e holocaustos. Deus queria o coração daquele povo no altar; o coração de Davi sobre o altar; algo que, parece, Deus já havia perdido; Deus havia perdido o coração de Davi para os prazeres e alegrias perversas e passageiras deste mundo sem Deus (cf.2Sm 11.1-5 e 11).
Graças a Deus, porém, no meio de todo aquele sofrimento por causa do pecado, Davi, de forma sábia, correta e inspirada concluiu: o Senhor partiu meu coração, ele me quebrantou para arrancar alegria desse coração partido. Do contrário, Davi não teria escrito:
16Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. 17O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
Percebeu?
Essa é uma verdade fundamental para tudo na vida cristã. Ser cristão significa viver de forma humilde, quebrantada e contrita. Por favor, não cometa o erro de pensar que você progredirá para além dessa realidade nesta vida: viver alegre, humilde e quebrantado(a). De jeito nenhum! Não há uma forma mais nobre de se viver. A marca da vida dos filhos alegres de Deus, até que eles morram, será sempre: humildade, quebrantamento e contrição (as lições que Davi aprendeu de seu sofrimento com o pecado). Seguiremos humildes, quebrantados e contritos por todo o caminho, até chegarmos em casa no céu — a menos que o pecado tenha vantagem sobre nós, os filhos de Deus.
Viver de maneira humilde, contrita e quebrantada não será jamais obstáculo ou empecilho para a nossa alegria plena e verdadeira em Cristo e na vida cristã. Na verdade, humildade, contrição e quebrantamento serão sempre o sabor da alegria cristã, do louvor cristão e do testemunho cristão. Ouça as palavras de Jonathan Edwards, que disse melhor do que qualquer pessoa pudesse expressar:
Todas as afeições graciosas [sentimentos ou emoções graciosas] que compõem um doce [aroma] para Cristo… são afeições de corações quebrantados. Um amor verdadeiramente cristão, seja para Deus ou para os homens, é um amor humilde e quebrantado. Os desejos dos santos, por mais fervorosos que sejam, são desejos humildes: a esperança deles é uma esperança humilde; e sua alegria, mesmo quando é indescritível e cheia de glória, é uma alegria humilde e quebrantada…
Observe como isso tudo se traduz nas palavras de Jesus, nas Bem-aventuranças(Mt 5.3-12):
3“Felizes os pobres [humildes] de espírito, pois o reino dos céus lhes pertence. 4Felizes os que choram, pois serão consolados. 5Felizes os humildes [mansos], pois herdarão a terra. 6Felizes os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados. 7Felizes os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia. 8Felizes os que têm coração puro, pois verão a Deus. 9Felizes os que promovem a paz [pacificadores], pois serão chamados filhos de Deus. 10Felizes os perseguidos por causa da justiça, pois o reino dos céus lhes pertence. 11“Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito. 12Alegrem-se e exultem, porque uma grande recompensa os espera no céu. E lembrem-se de que os antigos profetas foram perseguidos da mesma forma.”
Nada se compara à doce alegria do coração quebrantado (mesmo que tenha sido quebrantado através e por causa de nossos pecados).
A preocupação com as consequências do pecado
Davi conclui o salmo (Sl 51):
18Olha com favor para Sião e ajuda-a; reconstrói os muros de Jerusalém. 19Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados.
Derek Kidner acredita que essas palavras foram adicionadas durante o cativeiro judaico ou após o exílio, o que é possível, é claro. Também é possível que os versículos não sejam acréscimos posteriores, mas que Davi, tendo confessado seu pecado, agora contempla o efeito devastador sobre a nação e ora por ela.
Quanto aos muros serem reconstruídos, duas visões são possíveis. Davi pode estar falando metaforicamente, sugerindo que a força de Jerusalém está na justiça de seu povo e que ela foi enfraquecida por causa de seu pecado, e agora precisava ser restaurada. Ou ele pode estar falando literalmente, já que os muros e o templo não foram completados até os dias de Salomão (1Rs 3.1). Nesse caso, Davi estaria orando para que esse importante trabalho não fosse impedido por cause de seu pecado e pudesse continuar.
Lembremo-nos de que tudo o que fazemos afeta outras pessoas, para o bem ou para o mal. Não é verdade que podemos pecar “desde que isso não machuque ninguém”, porque o pecado sempre machucará alguém. Mas também é verdade que aqueles que confessam seus pecados encontram perdão e renovação, ensinam aos outros os caminhos de Deus e se tornam uma bênção. Eles conseguem dar a volta por cima.
O caminho para a superação
Davi pecou. Davi sofreu as consequências do seu pecado. Davi, porém, superou; o homem segundo o coração de Deus deu a volta por cima.
E você?
Cristo é o caminho para a superação sobre o pecado.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
10 de abril, 2020
28 de maio, 2023
15 de maio, 2016
26 de abril, 2020
Mais Séries
Salmo 51 – A Alegria do Coração Quebrantado
Pr. Leandro B. Peixoto