10.03.2024
[Atos 20.22-24] 22“Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. Não sei o que me espera ali, 23senão que o Espírito Santo me diz, em todas as cidades, que tenho pela frente prisão e sofrimento. 24Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.
Ainda estamos buscando resposta para a pergunta: como é viver para Deus, na prática? A MasterClass de Paulo nos dá cinco respostas. Já estudamos quatro:
1. Viver para Deus é estar preso à vontade de Deus pelo Espírito
Atos 20.22 Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. […]
Viver para Deus significa que o seu espírito – o seu ser interior, o seu coração, a sua alma, o seu ser inteiro – foi dominado (i.e., amarrado e está sendo conduzido, sob custódia) pelo Espírito de Deus, e assim a vontade de Deus passou a ser a sua grande paixão. Significa também que você vive por um poder que não é o seu próprio.
2. Viver para Deus é confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar
Atos 20.22 Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. [AGORA, OUÇA:] Não sei o que me espera ali […]
Viver para Deus significa, na prática, contentar-se em viver pela fé, sem ter que saber em detalhes o que trará o amanhã.
3. Viver para Deus é ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento
Atos 20.22-23 22Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. [AGORA, OUÇA:] Não sei o que me espera ali [SERÁ MESMO? OUÇA:], 23senão que o Espírito Santo me diz, em todas as cidades, que tenho pela frente prisão e sofrimento.
A fé, somente a fé na graça futura de Deus, fé na bondade e na sabedoria de Deus, fé na capacidade que Deus nos dá, fé nas misericórdias do Senhor que são renovadas sobre nós a cada manhã… fé em tudo o que Deus é e promete ser e fazer por nós em Cristo Jesus… somente a fé nos fará viver para Deus, em face do sofrimento, praticando o bem, livre de qualquer medo paralisante.
POIS BEM, TENDO TRATADO do homem interior, do que se deve cultivar (do coração), – i.e.,: estar preso à vontade de Deus pelo Espírito; confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar; e ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento, – Paulo falará da conduta de quem vive para a Deus:
4. Viver para Deus é valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo
Atos 20.24 Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.
Vimos que a vida desperdiçada, a vida jogada fora é a vida que sai da pista de corrida – qual seja: viver para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo. Qualquer coisa diferente disso não será viver para Deus. Foi por isso que William Carey escreveu: “Não tenho medo do fracasso; tenho medo de ter sucesso em coisas que não importam.” E se não for para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo, não terá importância viver. Foi o que vimos até a última mensagem, até a parte 3.
Agora, DE MODO PRÁTICO, viver para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo SIGNIFICA ISTO – vamos pegar as palavras de Paulo em Atos 20.24: “[A minha vida só vale a pena, só importa, quando eu a vivo para] dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.”
Primeiro: Deus é o fim supremo.
1Pedro 3.18 Pois Cristo também sofreu por nossos pecados, de uma vez por todas. Embora nunca tenha pecado, morreu pelos pecadores a fim de conduzi-los a Deus.
Segundo: a graça de Deus é o meio para eu desfrutar de Deus.
1Pedro 5.10-12 10Deus, em toda a sua graça, os chamou para participarem de sua glória eterna por meio de Cristo Jesus. Assim, depois que tiverem sofrido por um pouco de tempo, ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocará sobre um firme alicerce. 11A ele seja o poder para sempre! Amém. 12Escrevi e enviei esta breve carta com a ajuda de Silas, a quem lhes recomendo como irmão fiel. Meu objetivo ao escrever é encorajá-los e garantir-lhes que as experiências pelas quais vocês têm passado são, verdadeiramente, parte da graça de Deus. Permaneçam firmes nessa graça.
Terceiro: o evangelho (as boas-novas) é a verdade pela qual eu vivo.
1Coríntios 15.1-4 1Agora, irmãos, quero lembrá-los das boas-novas que lhes anunciei anteriormente. Vocês as receberam e nelas permanecem firmes. 2São essas boas-novas que os salvam, se continuarem a crer na mensagem como lhes anunciei; do contrário, sua fé é inútil. 3Eu lhes transmiti o que era mais importante e o que também me foi transmitido: Cristo morreu por nossos pecados, como dizem as Escrituras. 4Ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, como dizem as Escrituras.
Quarto: dar testemunho é o que eu faço em tudo o que eu faço na vida.
Filipenses 1.21-25 21Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22Mas, se continuar vivo, posso trabalhar e produzir fruto para Cristo. Na verdade, não sei o que escolher. 23Estou dividido entre os dois desejos: quero partir e estar com Cristo, o que me seria muitíssimo melhor. 24Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. 25Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz.
É ISTO O QUE SIGNIFICA VIVER PARA DEUS: [1.] estar preso à vontade de Deus pelo Espírito, e ser apaixonadamente movido pelo seu poder; [2.] confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar; [3.] ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento; [4.] valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo. Tem mais uma coisa…
5. Viver para Deus é renunciar ao sonho de consumo e bem-estar desta era
Atos 20.22 Agora, […] vou a Jerusalém. […]
Paulo iria para Jerusalém levar dinheiro, oferta recolhida nas igrejas dos gentios para abençoar os crentes judeus de Jerusalém que estavam passando necessidade. Ele seria preso e, de lá, levado para a prisão domiciliar em Roma. E ao longo do caminho, em todas as cidades por onde passaria, ele teria “pela frente prisão e sofrimento”.
ALGUÉM PODERIA PROTESTAR:
“Mas Paulo, você está ficando velho (55 anos). Que tal uma casinha para morar ali na região do Mar Egeu [dê um Google e espie as imagens daquele lugar!]? Você já fez mais em seu ministério até aqui [dos 34 aos 55 anos, em 21 anos] do que a maioria das pessoas poderia fazer em cinco vidas. É hora de descansar, homem! Deixe que os últimos vinte anos da sua vida sejam para viajar, jogar, brincar, plantar, colher, curtir pessoas queridas… Você já fez demais pelos outros, agora é hora de pensar um pouco só em você. Deixe Timóteo ter uma chance. Ele é jovem. Não vá para Jerusalém. Ágabo, o profeta, disse que você “será amarrado pelos judeus, em Jerusalém, e entregue aos gentios” (At 21.11). E pelo amor de Deus, não vá para Roma [Paulo ficaria preso, em Atos 28, dos 55 aos 60 anos]! Tire da cabeça o plano maluco de ir para a Espanha! Ora, você na sua idade! Vai morrer! Não é prudente! Não é o sonho de consumo e bem estar desta era para os ‘anos do pôr do sol’ da vida. [Paulo morreria com 66 ou 67 anos.]”.
PAULO BATEU O PÉ E DISSE:
“Não! De jeito nenhum. Agora, vou a Jerusalém. Estou “impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém” sim! Realmente, não sei o que me espera ali, senão que o Espírito Santo me diz: em todas as cidades que tenho pela frente, prisão e sofrimento me aguardam. Mas, que importa! Minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.”
PARA PAULO, NÃO TINHA ESSA DE se aposentar de dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Ele poderia até mudar de profissão ou emprego, poderia até parar de trabalhar, só que jamais pararia de dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Custe o que custasse. — Sabe por quê? — Paulo sabia que a vida em Cristo nunca segue na direção da noite ou da escuridão da morte, mas na direção do meio-dia e da vida. — Ouça:
Provérbios 4.18 O caminho dos justos é como a primeira luz do amanhecer, que brilha cada vez mais até o dia pleno clarear.
Paulo sabia disso, ele sabia que para o cristão não existem anos do por-do-sol da vida, não importa a idade. Para o cristão só há novo amanhecer e brilho de vida até o dia quando veremos face a face o sol da justiça, o Senhor Jesus Cristo.
É por isso que o cristão não para, ele renuncia o sonho de consumo e bem-estar desta era e prossegue, sem retroceder, até o dia quando “os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai” (Mt 13.43, NAA).
CRENTE, ATÉ VOCÊ MORRER (não importa de que jeito você morrerá ou com qual idade ou se será com sofrimento ou sem sofrimento), há uma maratona para você correr e um ministério a ser realizado. OU, SE NÃO, há uma vida a ser desperdiçada. E é melhor perder a vida do que desperdiçá-la. Viva para Deus.
Vimos, na prática, como é viver para Deus. Agora, por que é melhor viver para Deus?
Lembre-se: em Atos 20.24, Paulo falou em terminar sua corrida: “Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira [corrida]”. Pois bem, como já vimos, em mensagem anterior, há apenas um outro lugar onde Paulo fala assim, com estas palavras:
2Timóteo 4.7-8 7Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel. 8Agora o prêmio me espera, a coroa de justiça que o Senhor, o justo Juiz, me dará no dia de sua volta. E o prêmio não será só para mim, mas para todos que, com grande expectativa, aguardam a sua vinda.
Para usarmos as palavras de Jesus: SABE POR QUE É MELHOR PERDER A VIDA DO QUE DESPERDIÇÁ-LA? Porque, quando você perde a vida, sem desperdiçá-la, você ganha a coroa de prêmio. Todo mundo que termina uma vida não desperdiçada, seja aos 12, 22, 32, 52, 92 ou aos 102 anos, ganha a coroa de justiça. E essa coroa de justiça será colocada na sua cabeça pelo próprio Rei dos reis. Ou seja: por ter vivido, pela fá, uma vida de retidão, você será recebido com justiça, compartilhará a justiça do Rei, sendo coroado pelo próprio Rei. Você compartilhará do reino do Rei da justiça. Compartilhará sua glória. Nas palavras de Paulo:
2Coríntios 4.17-18 17Pois estas aflições pequenas e momentâneas que agora enfrentamos produzem para nós uma glória que pesa mais que todas as angústias e durará para sempre. 18Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre.
Um dia, em glória, você olhará para trás e dirá, depois de ter resistido a milhares de tentações ao longo da vida: “Como eu sou feliz – como eu sou grato – por ter perdido minha vida, por não ter desperdiçando minha vida!”
Resumindo: não desperdiçar sua vida, mas perdê-la para Deus; ou: viver para Deus, na prática, SIGNIFICA:
Ora, se viver para Deus significa que, de fato, você não perde a vida – mas a ganha com uma coroa de justiça e de glória –, então meu apelo final a você é este:
CONSIDERE PERDER A SUA VIDA, SEM DESPERDIÇÁ-LA, PARA VOCÊ GANHAR A COROA DE RECOMPENSA; VIVA PARA DEUS.
Jim Elliot foi um dos cinco missionários que morreram em 8 de Janeiro de 1956, enquanto participavam da Operação Alca, uma tentativa de evangelizar os Huaoranis, um povo nativo do Equador. Jim, jovem de 29 anos (quando morreu), deixou-nos um tesouro: seus diários – um presente para aprendermos mais de alguém que, assim como nós, teve outras opções na vida, mas escolheu abrir mão delas para que, através da sua dedicação a Deus, as pessoas conhecessem o amor de Deus revelado a nós em Jesus Cristo: para que todos os povos o adorem! Você precisa ler a biografia dele, escrita pela esposa (viúva, Elizabeth Eliott): Através dos portais do esplendor, Edições Vida Nova. Uma pena que seus diários não estejam, ainda, em português; mas aqui estão dez frases extraídas dos diários de Jim Elliot, para a sua reflexão:
Nós não precisamos de uma grande chamada de Deus, o que realmente necessitamos é de um bom chute no traseiro.
Aqueles que conhecem o grande e terno coração do SENHOR certamente serão levados a negar seus próprios amores, para participar da expressão do Seu amor.
Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder.
A eternidade irá ao mesmo tempo abrir olhos e calar bocas.
Não se conhece um homem pelo seu sorriso ou talentos, mas pela capacidade de suportar grandes sofrimentos.
Deus está no Trono, nós estamos aos seus pés, entre nós e ele existe apenas a distância de um joelho.
Deus sempre dá o seu melhor para aqueles que deixam a escolha com ele.
Onde quer que você esteja, esteja lá por completo. Viva ao máximo todas as situações que você acredita ser a vontade de Deus.
Quando chegar a hora de morrer, certifique-se que tudo que você tem a fazer é morrer.
Não busco uma vida longa , mas uma completa , como a sua Senhor Jesus.
A MasterClass de Paulo
Servi a Deus, viver pra Deus, ser fiel a Deus, em guarda para Deus, sustentado por Deus e relacionar com o povo de Deus.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Atos dos Apóstolos
Mais episódios da série Atos dos Apóstolos
Mais Sermões
19 de março, 2017
27 de maio, 2018
29 de agosto, 2021
17 de março, 2019
Mais Séries
MasterClass Paulo de Tarso – Viver para Deus – Parte 4
Pr. Leandro B. Peixoto