24.02.2016
A ESCOLA DE ORAÇÃO DE EPAFRAS
Cl 4.12-13 | “Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis”.
Nós conhecemos pouco sobre Epafras. Ele é mencionado apenas três vezes na Escritura. Ele foi o primeiro missionário e pastor entre os colossences (Cl 1.7,8). Também fundou as igrejas de Laodicéia e Hierápolis (Cl 4.13). Através de Epafras, Paulo tomou conhecimento do amor espiritual da igreja de Colosso e também da condição perigosa daquele povo, que o moveram a escrever a sua Carta aos Colossenses.
Enquanto em Roma, visitando Paulo, Epafras aparentemente caiu vítima da hostilidade dos romanos contra o apóstolo e foi lançado na prisão com ele. Foi quando Paulo testemunhou que a cela da prisão de Epafras era perfumada com o incenso suave da oração.
À medida que concluía sua epístola, Paulo não pôde se refrear de fazer referência a três marcas consideráveis da vida de oração de Epafras.
1. O caráter do homem que ora:
– “Que é dentre vós”
– “Servo de Cristo e dos outros”
2. As características do homem que ora:
Ele ora continuamente – “se esforça sobremaneira, continuamente”
Ele ora incansavelmente – “sobremaneira”: Gr.: agonia
Ele faz da oração uma arma de guerra – “esforça”: Gr.: luta
Ele alcança o máximo possível em oração – Colosso, Laodicéia e Hierápolis.
Ele ora com propósito:
– Pedindo maturidade – “conserveis perfeitos” Gr.: completo, maduro, totalmente desenvolvido.
– Pedindo regozijo – “plenamente convictos (satisfeitos) em toda vontade de Deus”.
3. O compromisso do homem que ora:
– “Saúda-vos”
– “Se esforça sobremaneira, continuamente, por vós”
Que Deus nos abençoe e ajude a ser luz como Epafras. Homens, mulheres, jovens ou adolescentes, não importa, que todos sejamos zelosos, constantes e guerreiros na oração.
Lutemos em oração por nós mesmos, por nossas famílias, uns pelos outros, pela nossa igreja, escolas, nosso estado, nação e, principalmente, pelo Reino de Jesus Cristo em todo o mundo. Pedindo maturidade e gozo no Senhor. Então haveremos de ver a ação de Deus.
Que Deus nos abençoe.
Mais episódios da série
Mensagens Avulsas
Mais episódios da série Mensagens Avulsas
Mais Sermões
3 de fevereiro, 2016
7 de agosto, 2016
28 de abril, 2019
20 de fevereiro, 2022
Mais Séries
A Escola de Oração de Epafras
Pr. Leandro B. Peixoto