18.11.2018
SIRVA COM O QUE TENS
Êxodo 4.1-5
1Moisés respondeu: “E se não acreditarem em mim ou não quiserem me ouvir? E se disserem: ‘O SENHOR nunca lhe apareceu’?”. 2Então o SENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés. 3“Jogue-a no chão”, disse o SENHOR. Moisés jogou a vara no chão, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugia dela, 4mas o SENHOR lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão e pegou a serpente, e ela voltou a ser uma vara. 5Então o SENHOR lhe disse: “Faça esse sinal e eles acreditarão que o SENHOR, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, de fato lhe apareceu”.
QUANDO DEUS QUER OPERAR UM MILAGRE em nós e através de nós, geralmente ele usa o que temos nas mãos; ou seja: o que nós precisamos ou está conosco ou está em nossa casa. Há três exemplos bíblicos que podemos destacar, além do exemplo de Moisés que acabamos de ler, e que logo adiante examinaremos com pouco mais de detalhes.
Lembre-se: o que nós precisamos ou está conosco ou está em nossa casa. O que a Segunda Igreja Batista em Goiânia precisa para levar adiante a obra do evangelho nós já temos: pessoas e o poder o Espírito Santo de Deus. Como, então, se dispor a Deus?
E a vara se transformou numa serpente
Moisés foi chamado por Deus a libertar seu povo da escravidão do Egito. Mas ele não cria que seria capaz de cumprir a missão (Êx 4.1). Foi então que Deus lhe deu muito mais do que uma garantia verbal de vitória; Deus lhe deu uma evidência visível de sua presença. Para demonstrar a sua presença com Moisés, Deus usou algo que Moisés tinha consigo e trazia nas mãos: a vara (Êx 4.3). Ouça o nosso texto mais uma vez (vs. 1-3):
1Moisés respondeu: “E se não acreditarem em mim ou não quiserem me ouvir? E se disserem: ‘O SENHOR nunca lhe apareceu’?”. 2Então o SENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés. 3“Jogue-a no chão”, disse o SENHOR.
Deus nos chama para servi-lo com o que temos na mão. Há bilhões de pessoas sem Cristo no mundo, às quais somos devedores (Rm 1.14) e devemos ministrar o evangelho (Rm 1.15). Paulo tinha consciência disso, pois viu com seus próprios olhos o agir de Deus na vida dos crentes com apenas “cinco pães e dois peixes”. Ouça (Rm 1.13–16):
13Quero que saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas até agora fui impedido. Meu desejo é trabalhar entre vocês e ver frutos espirituais como tenho visto entre outros gentios, 14pois sinto grande obrigação tanto para com os gregos como os bárbaros, tanto para com os instruídos como os não instruídos. 15Por isso, aguardo com expectativa para visitá-los, a fim de anunciar as boas-novas também a vocês, em Roma. 16Pois não me envergonho das boas-novas a respeito de Cristo, que são o poder de Deus em ação para salvar todos os que creem, primeiro os judeus, e também os gentios.
À partir do que somos (vasos de barro, 2Co 4.7) e do que temos (pobreza, 2Co 8.2) é que Deus opera com poder milagres para transformar o mundo com o evangelho. Ouça o testemunho que Paulo deu aos coríntios sobre as igrejas da Macedônia (2Co 8.1-5):
1Agora, irmãos, queremos que saibam o que Deus, em sua graça, tem feito por meio das igrejas da Macedônia. 2Elas têm sido provadas com muitas aflições, mas sua grande alegria e extrema pobreza transbordaram em rica generosidade. 3Posso testemunhar que deram não apenas o que podiam, mas muito além disso, e o fizeram por iniciativa própria. 4Eles nos suplicaram repetidamente o privilégio de participar da oferta ao povo santo. 5Fizeram até mais do que esperávamos, pois seu primeiro passo foi entregar-se ao Senhor e a nós, como era desejo de Deus.
Deus nos chama para servi-lo com o que temos na mão. Mas, como? Entregando-nos primeiro a Deus e depois (o que somos e temos) ao serviço ou ministério da igreja de Cristo (2Co 8.5). Aqui, a forma como Deus agiu com Moisés poderá nos ensinar preciosas lições. Destacaremos três princípios para quem quer servir bem, glorificando a Deus e abençoando as pessoas.
1Moisés respondeu: “E se não acreditarem em mim ou não quiserem me ouvir? E se disserem: ‘O SENHOR nunca lhe apareceu’?”. 2Então o SENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés. 3“Jogue-a no chão”, disse o SENHOR.
Para servir e servir bem, é preciso jogar no chão o seu bordão. O bordão ontem e hoje: para se apoiar— zona de conforto; para punir— desejo de vingança; para se defender— segurança pessoal; para medir— interesse pessoal; para disciplinar— autoritarismo; símbolo de autoridade— orgulho.
3“Jogue-a no chão”, disse o SENHOR. Moisés jogou a vara no chão, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugia dela,
Deus traz vida ao que está morto. Quem serve, precisa crer que Deus é poderoso para transformar o que está seco e sem vida em algo vivo, forte, poderoso (a serpente assustou a Moisés!).
3“Jogue-a no chão”, disse o SENHOR. Moisés jogou a vara no chão, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugia dela, 4mas o SENHOR lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão e pegou a serpente [pela cauda], e ela voltou a ser uma vara.
Fé (obedecer a Deus) e coragem (pegar a serpente pela cauda) são os ingredientes necessários para quem se prontifica a servir a Deus.
Sirva com o que tens
Elegeremos a liderança para 2019, o ano que, permitindo Deus e pela graça de Deus, completaremos 75 anos. Precisamos de líderes, homens e mulheres, que se disponham com o que têm nas mãos.
Abençoe-nos o Senhor com homens e mulheres desse calibre. Não tema nem se desanime. Sirva com o que tens.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Mensagens Avulsas
Mais episódios da série Mensagens Avulsas
Mais Sermões
19 de maio, 2019
24 de setembro, 2017
11 de setembro, 2016
18 de outubro, 2020
Mais Séries
Sirva Com O Que Tens
Pr. Leandro B. Peixoto