20.02.2016
A VIDA DE VOLTA (ESTUDO PARA CASAIS)
Marcos 5.38
Quando [Jesus, Pedro, Tiago e João] chegaram à casa [de Jairo] do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz.
Que tumulto!
Esse relato descreve a realidade de muitas casas, onde é só gritaria, confusão, lágrimas e lamentos.
A alegria foi embora e o que ficou foi um alvoroço.
Seria essa a descrição de sua casa?
Certa vez, aconselhando uma mulher que expunha o caos no qual se encontrava a sua casa, ouvi o seguinte: “Pastor, eu quero a minha vida de volta!”
É a sim que você se sente, querendo sua vida de volta?
O texto que nós lemos é parte do relato sobre a cura, ou melhor: a ressurreição, da filha de Jairo. É muito significativo.
Hoje à noite eu chamo a sua atenção para esse texto para pensarmos sobre os nossos casamentos. Faremos três ponderações.
1. Não há casamento sem risco de morte
Três coisas sobre o momento da vida de Jairo nos chamam a atenção.
Jairo era homem de posses e de prestígio. Sabemos que ele era um dos dirigentes da sinagoga (Mc 5.22).
Jairo era homem de fé. Ele era um líder religioso (Mc 5.22).
A filha de Jairo tinha apenas 12 anos (Mc 5.42).
Agora, nada disso foi o bastante para blindar a vida de Jairo. Sua filha adoeceu gravemente, veio a falecer e ele se viu incapaz de ajudá-la.
2. A morte não tem a palavra final
Jairo não desistiu. Ele buscou socorro em alguém. Era a sua última esperança. Ele foi atrás de Jesus. É surpreendente que Jairo, fariseu caxias que era, tenha ido pedir socorro a Jesus, mas ele foi.
Mc 5.21-23 | 21 Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. 22 Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés 23 e lhe implorou insistentemente: “Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e que viva”.
Tivesse Jairo continuado a confiar em suas posses, em seu prestígio, na sua religiosidade e na capacidade de uma menina de 12 anos para reagir à enfermidade, ele teria assistido a sua filha apodrecer debaixo do seu nariz. A morte não poderia ter a palavra final e apenas Jesus seria capaz de devolver aquela garota à vida. O texto de Marcos segue narrando.
Mc 5.24-35 | 24 Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. 25 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. 26 Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. 27 Quando ouviu falar de Jesus, chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, 28 porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. 29 Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. 30 No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?” 31 Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ‘Quem tocou em mim? ’” 32 Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. 34 Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”. 35 Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. “Não precisa mais incomodar o mestre”.
Jairo deve ter pensado: “Pronto! Minha filha já era. Por que Jesus teve que se envolver com a vida daquela mulher, meu Deus?” De repente, Jairo os pensamentos de Jairo são interrompidos pela Palavra de Jesus.
Mc 5.36 | Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.
A morte não tem a palavra final.
3. Jesus é a fonte da vida
Jesus é a fonte da vida. Como ele age para trazer vida?
Ele trabalha através da comunhão de pessoas de fé
Mc 5.37 | E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.
Ele triunfa sobre o que para nós é o fim da linha
Mc 5.38-40 | 38 Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. 39 Então entrou e lhes disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme”. 40 Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele, e entrou onde se encontrava a criança.
Ele toca com a Palavra da vida
Mc 5.41-42 | 41 Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi!”, que significa “menina, eu lhe ordeno, levante-se!”. 42 Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos.
Ele traz desafios inegociáveis
Mc 5.43 | Ele deu ordens expressas para que não dissessem nada a ninguém e mandou que dessem a ela alguma coisa para comer.
O problema de muitos casamentos não é a incompatibilidade de gênios, mas a ausência da fonte da vida. Comentando sobre essa mentira, G. K. Chesterton escreveu:
Se o casal pode divorciar-se com base na incompatibilidade de gênios, não compreendo porque o mundo todo não se divorcia. Conheço muitos casamentos felizes, mas nunca vi um casamento compatível.
É possível ter um casamento incompatível e feliz.
Talvez o que falte é trazer a vida de volta.
Jesus é a fonte da vida.
Em nossos encontros, buscaremos trazer Jesus para as nossas casas.
Resultado da pesquisa
Diálogo no casamento – 5 pontos
Ninho vazio – 5 pontos
Educação de filhos – 5 pontos
Finanças no casamento – 4 pontos
Sexo no casamento – 1 ponto
Outros
Casamento blindado de interferências externas
Alcoolismo
Relacionamento com sogra
Mais episódios da série
Mensagens Avulsas
Mais episódios da série Mensagens Avulsas
Mais Sermões
11 de setembro, 2022
17 de janeiro, 2016
28 de junho, 2020
5 de novembro, 2023
Mais Séries
A Vida de Volta – Estudo Para Casais
Pr. Leandro B. Peixoto