24.09.2023
[Efésios 5.25, ARA] Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Mark Dever, em Igreja: O Evangelho Visível, fez um diagnóstico preciso do estado geral dos cristãos em relação à igreja de Cristo (à igreja local):
A maioria dos cristãos evangélicos de hoje parece tratar sua igreja como mais uma coisa que os ajuda em sua vida cristã, na mesma categoria de um estudo bíblico, uma música, certos autores, um retiro e manter um diário. Em outras palavras, os cristãos pensam em sua vida espiritual como uma coisa fundamentalmente pessoal, conduzida por escolher entre vários meios de ajuda.
E falando sobre a prática de igrejas que se reúnem em múltiplos campos ou sites (congregações diferentes, ainda assim se dizendo ser a mesma igreja local), Dever cutucou com força a realidade atual – e vale ressaltar que o exemplo apontado se enquadra em outras maneiras de se apresentarem como “igreja”. Esta foi a pergunta:
É justo questionarmos se a popularidade de igrejas que se reúnem em vários lugares [ou que desenvolvem seu ministério como quem oferta um produto] estimula inconscientemente os cristãos ao consumismo e à passividade, porque veem suas igrejas apenas como uma provedora de serviços, e não como uma família reunida numa única congregação para trabalharem, aprenderem, amarem e servirem juntos?
Infelizmente, a resposta é sim!
Transformaram sim a igreja em um produto, o qual se escolhe de acordo com as necessidades sentidas, ou não. — Quer ver uma coisa? — A situação piora quando se considera que grande parte dos crentes – sabedores de que a igreja em si não é necessária para a salvação –, tratam a igreja como acessório descartável. De fato, grande parcela dos evangélicos, que enfatizam – corretamente – a salvação somente pela fé, parecem ver muito pouca utilidade para a igreja, principalmente se sentem que ela não está atendendo às suas necessidades sentidas.
Isso não deveria ser assim. Como disse John Stott: “A igreja está no próprio âmago do propósito eterno de Deus. Ela não é uma ideia divina posterior. Não é um acidente de história”. Acrescentou Mark Dever:
A igreja deveria ser considerada muito importante para os cristãos por causa de sua importância para Cristo. Ele fundou a igreja (Mt 16.18), comprou-a com seu sangue (At 20.28) e se identifica intimamente com ela (At 9.4). A igreja é o corpo de Cristo (1Co 12.12, 27; Ef 1.22-23; 4.12; 5.20-30; Cl 1.18, 24; 3.15), a habitação do seu Espírito (1Co 3.16-17; Ef 2.18, 22; 4.4) e o principal instrumento para glorificar a Deus no mundo (Ez 36.22-38; Ef 3.10). Finalmente, a igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho às nações e lhe trazer uma grande hoste de pessoas redimidas (Lc 24.46-48; Ap 5.9).
Mais de uma vez, Jesus disse que seu povo, por obedecer aos seus mandamentos, demonstraria seu amor a ele (Jo 14.15, 23). E a obediência que interessa a Cristo é não somente individual, mas também coletiva. Indivíduos irão juntos nas igrejas, farão discípulos, batizarão, ensinarão a obedecer [os mandamentos de Jesus], amarão, lembrarão e comemorarão a morte vicária de Cristo com o pão e o vinho.
É por isso que devemos nos importar sim com a igreja – a igreja local.
Mas tem mais que devemos considerar.
O que é um cristão? Como geralmente as pessoas definem um cristão? Incompletamente, para se dizer o mínimo. Definem um cristão apenas da perspectiva individual. O que é uma tragédia para o cristianismo e a própria pessoa. Então, O QUE É UM CRISTÃO?
Cristão é alguém que… em Cristo… [1.] reconciliou-se com Deus; [2.] reconciliou-se com o povo de Deus; [3.] é membro ativo de uma igreja local; [4.] cresce na comunhão do corpo local de Cristo; e [5.] identifica-se com outros irmãos. Vejam.
Cristão é alguém que… em Cristo…
1. reconciliou-se com Deus
1Pedro 3.18 Pois Cristo também sofreu por nossos pecados, de uma vez por todas. Embora nunca tenha pecado, morreu pelos pecadores a fim de conduzi-los a Deus.
2. reconciliou-se com o povo de Deus
Efésios 2.14-16 14Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. 15[…] promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. 16Assim, ele os reconciliou com Deus em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles.
3. é membro ativo de uma igreja local
1Coríntios 1.1-2 1Eu, Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta, com nosso irmão Sóstenes, 2à igreja de Deus em Corinto, àqueles que ele santificou por meio de Cristo Jesus. Vocês foram chamados por Deus para ser seu povo santo junto com todos que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
Hebreus 10.23-25 23Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. 24Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. 25E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.
– Membro que se reune como igreja sob os cuidados pastorais de pastores/presbíteros. Por quê?
Hebreus 13.7, 17 7Lembrem-se de seus líderes que lhes ensinaram a palavra de Deus. Pensem em todo o bem que resultou da vida deles e sigam seu exemplo de fé. […] 13Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês.
– Membro ativo na comunhão da igreja local
1Pedro 4.10-11 10Deus concedeu um dom a cada um, e vocês devem usá-lo para servir uns aos outros, fazendo bom uso da múltipla e variada graça divina. 11Você tem o dom de falar? Então faça-o de acordo com as palavras de Deus. Tem o dom de ajudar? Faça-o com a força que Deus lhe dá. Assim, tudo que você realizar trará glória a Deus por meio de Jesus Cristo. A ele sejam a glória e o poder para todo o sempre! Amém.
Romanos 12.4-8 4Da mesma forma que nosso corpo tem vários membros e cada membro, uma função específica, 5assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros. 6Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. Portanto, se você tiver a capacidade de profetizar, faça-o de acordo com a proporção de fé que recebeu. 7Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. 8Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as. Se for o dom de contribuir, dê com generosidade. Se for o de exercer liderança, lidere de forma responsável. E, se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria.
Recapitulando: cristão é alguém que… em Cristo… [1.] reconciliou-se com Deus; [2.] reconciliou-se com o povo de Deus; [3.] é membro ativo de uma igreja de Cristo (local); mas tem mais, esse cristão…
4. cresce na comunhão do corpo (local) de Cristo
Efésios 4.11-16 11Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. 12Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, 13até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo. 14Então não seremos mais imaturos como crianças, nem levados de um lado para outro, empurrados por qualquer vento de novos ensinamentos, e também não seremos influenciados quando nos tentarem enganar com mentiras astutas. 15Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça. 16Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor.
5. identifica-se com os outros irmãos
1Coríntios 12.18-27 18Mas nosso corpo tem muitas partes, e Deus colocou cada uma delas onde ele quis. 19O corpo deixaria de ser corpo se tivesse apenas uma parte. 20Assim, há muitas partes, mas um só corpo. 21O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você”. E a cabeça não pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês”. 22Ao contrário, algumas partes do corpo que parecem mais fracas são as mais necessárias. 23E as partes que consideramos menos honrosas são as que tratamos com mais atenção. Assim, protegemos cuidadosamente as partes que não devem ser vistas, 24enquanto as mais honrosas não precisam dessa atenção especial. Deus estruturou o corpo de maneira a conceder mais honra e cuidado às partes que recebem menos atenção. 25Isso faz que haja harmonia entre os membros, de modo que todos cuidem uns dos outros. 26Se uma parte sofre, todas as outras sofrem com ela, e se uma parte é honrada, todas as outras com ela se alegram. 27Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele.
Há evidências que apoiam na Bíblia a membresia definida da igreja local:
1. O nascimento da igreja em Atos dos Apóstolos
Atos 2.41, 44, 47 41Os que acreditaram nas palavras de Pedro foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. […] 44Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. […] 47sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos.
Atos 5.12-14 12Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos se reuniam regularmente no templo, na parte conhecida como Pórtico de Salomão. 13Quando se reuniam ali, ninguém mais tinha coragem de juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alta consideração. 14Cada vez mais pessoas, multidões de homens e mulheres, criam no Senhor.
2. A escolha dos primeiro diáconos pela igreja local reunida em Jerusalém
Atos 6.1-6 1À medida que o número de discípulos crescia, surgiam murmúrios de descontentamento. Os judeus de fala grega se queixavam dos de fala hebraica, dizendo que suas viúvas estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimento. 2Por isso, os Doze convocaram uma reunião com todos os discípulos e disseram: “Nós, apóstolos, devemos nos dedicar ao ensino da palavra de Deus, e não à distribuição de alimentos. 3Sendo assim, irmãos, escolham sete homens respeitados, cheios do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desse serviço. 4Então nós nos dedicaremos à oração e ao ensino da palavra”. 5A ideia agradou a todos, e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, que antes havia se convertido ao judaísmo. 6Esses sete foram apresentados aos apóstolos, que oraram por eles e lhes impuseram as mãos.
3. A citação de alguns membros da igreja em Roma
Romanos 16.1-17 1Recomendo-lhes nossa irmã Febe, que serve à igreja em Cencreia. 2Recebam-na no Senhor, como uma pessoa digna de honra no meio do povo santo. Ajudem-na no que ela precisar, pois tem sido de grande ajuda para muitos, especialmente para mim. 3Deem minhas saudações a Priscila e Áquila, meus colaboradores no serviço de Cristo Jesus. 4Certa vez, eles arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles, e também o são todas as igrejas dos gentios. 5Saúdem a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem também meu querido amigo Epêneto, que foi o primeiro seguidor de Cristo na província da Ásia. 6Saúdem Maria, que trabalhou tanto por vocês. 7Saúdem Andrônico e Júnias, meus compatriotas judeus que estiveram comigo na prisão. São muito respeitados entre os apóstolos e se tornaram seguidores de Cristo antes de mim. 8Saúdem Amplíato, meu querido amigo no Senhor. 9Saúdem Urbano, nosso colaborador em Cristo, e meu querido amigo Estáquis. 10Saúdem Apeles, um bom homem, aprovado por Cristo. Saúdem os que são da casa de Aristóbulo. 11Saúdem Herodião, meu compatriota judeu. Saúdem os da casa de Narciso que são do Senhor. 12Saúdem Trifena e Trifosa, obreiras do Senhor, e a estimada Pérside, que tem trabalhado com dedicação para o Senhor. 13Saúdem Rufo, a quem o Senhor escolheu, e também sua mãe, que tem sido mãe para mim. 14Saúdem Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que se reúnem com eles. 15Saúdem Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e também Olimpas e todo o povo santo que se reúne com eles. 16Saúdem uns aos outros com beijo santo. Todas as igrejas de Cristo lhes enviam saudações. 17E agora, irmãos, peço-lhes que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e perturbam a fé, ensinando coisas contrárias ao que vocês aprenderam. Fiquem longe deles.
4. A instrução de Jesus sobre ligar e desligar na igreja
Mateus 18.15-20 15“Se um irmão pecar contra você, fale com ele em particular e chame-lhe a atenção para o erro. Se ele o ouvir, você terá recuperado seu irmão. 16Mas, se ele não o ouvir, leve consigo um ou dois outros e fale com ele novamente, para que tudo que você disser seja confirmado por duas ou três testemunhas. 17Se ainda assim ele se recusar a ouvir, apresente o caso à igreja. Então, se ele não aceitar nem mesmo a decisão da igreja, trate-o como gentio ou como cobrador de impostos. 18“Eu lhes digo a verdade: o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e o que desligarem na terra terá sido desligado no céu. 19“Também lhes digo que, se dois de vocês concordarem aqui na terra a respeito de qualquer coisa que pedirem, meu Pai, no céu, os atenderá. 20Pois, onde dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles”.
5. O cuidado que presbíteros deveriam ter com a igreja em Éfeso
Atos 20.28-31 28“Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, a fim de pastorearem sua igreja, comprada com seu próprio sangue. 29Sei que depois de minha partida surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes que não pouparão o rebanho. 30Até mesmo entre vocês se levantarão homens que distorcerão a verdade a fim de conquistar seguidores. 31Portanto, vigiem! Lembrem-se dos três anos que estive com vocês, de como dia e noite nunca deixei de aconselhar com lágrimas cada um de vocês.
1Pedro 5.1-5 1E agora, uma palavra aos presbíteros em seu meio. Eu, que também sou presbítero, testemunhei os sofrimentos de Cristo e também participarei de sua glória quando ela for revelada. Assim, peço-lhes 2que cuidem do rebanho que Deus lhes confiou com disposição, e não de má vontade; não pelo que lucrarão com isso, mas pelo desejo de servir a Deus. 3Não abusem de sua autoridade com aqueles que foram colocados sob seus cuidados, mas guiem-nos com seu bom exemplo. 4E, quando vier o Grande Pastor, vocês receberão uma coroa de glória sem fim. 5Da mesma forma, vocês, que são mais jovens, aceitem a autoridade dos presbíteros. E todos vocês vistam-se de humildade no relacionamento uns com os outros. Pois, “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
– A autoridade visa a edificação dos membros da igreja local
2Coríntios 10.8 Pode parecer que estou me orgulhando além do que deveria da autoridade que o Senhor nos deu, mas nossa autoridade visa edificar vocês, e não destruí-los. Portanto, não me envergonharei de usá-la.
2Coríntios 13.10 Escrevo-lhes essas coisas antes de visitá-los, na esperança de que, ao chegar, não precise tratá-los severamente. Meu desejo é usar a autoridade que o Senhor me deu para fortalecê-los, e não para destruí-los.
6. A lista das viúvas da igreja local em Éfeso
Em 1Timóteo 5.3-16 nós identificamos um ensino claro sobre como lidar com as viúvas na igreja – e nos versículos 9-12 lemos o seguinte:
1Timóteo 5.9-12 9A viúva incluída na lista para receber sustento deve ter pelo menos sessenta anos e ter sido esposa de um só marido. 10Deve ser respeitada pelo bem que praticou, como alguém que soube criar os filhos, foi hospitaleira, serviu o povo santo com humildade, ajudou os que estavam em dificuldade e sempre se dedicou a fazer o bem. 11As viúvas mais jovens não devem fazer parte dessa lista, pois, quando seus desejos físicos forem mais fortes que sua devoção a Cristo, desejarão se casar novamente. 12Assim se tornarão culpadas de quebrar o compromisso que fizeram.
7. Os de dentro e os de fora da igreja em Corinto
1Coríntios 5.1-2 1Comenta-se por toda parte que há imoralidade sexual em seu meio, imoralidade que nem mesmo os pagãos praticam. Soube de um homem entre vocês que mantém relações sexuais com a própria madrasta. 2Como podem se orgulhar disso? Deveriam lamentar-se e excluir de sua comunhão o homem que cometeu tamanha ofensa.
1Coríntios 5.11-13 11O que eu queria dizer era que vocês não devem se associar a alguém que afirma ser irmão mas vive em imoralidade sexual, ou é avarento, ou adora ídolos, ou insulta as pessoas, ou é bêbado ou explora os outros. Nem ao menos comam com gente assim. 12Não cabe a mim julgar os de fora, mas certamente cabe a vocês julgar os que estão dentro. 13Deus julgará os de fora. Portanto, eliminem o mal do meio de vocês.
Portanto, membresia na igreja local é sim uma prática do Novo Testamento.
“A igreja sou eu!” ou “Eu sou o templo do Espírito Santo!” ou “Deus está onde dois ou três se reúnem em seu nome, não precisamos de templo!”
1. Não, você não é a “igreja”, você é “membro” da igreja
Efésios 2.19-22 19Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. 20Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. 21Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor. 22Por meio dele, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito.
2. A “igreja” se reúne “como” ou “na igreja”
1Coríntios 11.17-20 17Nas instruções a seguir, porém, não posso elogiá-los, pois, quando vocês se reúnem, fazem mais mal que bem. 18Primeiro, ouço que há divisões quando vocês se reúnem como igreja e, até certo ponto, eu o creio. 19Suponho que seja necessário haver divisões entre vocês para que se reconheçam os que são aprovados! 20Quando vocês se reúnem, não estão interessados de fato na ceia do Senhor.
1Coríntios 14.18-19 18Dou graças a Deus porque falo em línguas mais que qualquer um de vocês. 19Contudo, numa reunião da igreja [ou, preferivelmente: na igreja], prefiro dizer cinco palavras compreensíveis que ajudem os outros a falar dez mil palavras em outra língua.
1Coríntios 14.23-24 23Ainda assim, se descrentes ou pessoas que não entendem essas coisas entrarem na reunião de sua igreja e ouvirem todos falarem em línguas, pensarão que vocês são loucos. 24Mas, se todos vocês estiverem profetizando e descrentes ou pessoas que não entendem essas coisas entrarem na reunião, serão convencidos do pecado e julgados por aquilo que vocês disserem.
1Coríntios 14.27-28 27Não mais que dois ou três devem falar em línguas. Devem se pronunciar um de cada vez, e alguém deve interpretar o que disserem. 28Mas, se não houver alguém que possa interpretar, devem permanecer calados na reunião da igreja, falando com Deus em particular.
3. A “igreja local reunida” é o “templo do Espírito Santo”
1Coríntios 3.9, 16-17 9Pois nós somos colaboradores de Deus, e vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. […] 16Vocês não entendem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 17Deus destruirá quem destruir [a comunhão de – havia divisões entre eles: seguidores de Paulo, Apolo, Pedro, cf. 3.4-5 e 22] seu templo. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo.
Efésios 4.3-4 3Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. 4Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança.
4. Ser templo do Espírito significa ter que viver em santidade
1Coríntios 6.15-20 15Vocês não sabem que seu corpo é, na realidade, membro de Cristo? Acaso um homem deve tomar seu corpo, que faz parte de Cristo, e uni-lo a uma prostituta? De maneira nenhuma! 16E vocês não sabem que se um homem se une a uma prostituta ele se torna um corpo com ela? Pois as Escrituras dizem: “Os dois se tornam um só”. 17Mas a pessoa que se une ao Senhor tem com ele uma união de espírito. 18Fujam da imoralidade sexual! Nenhum outro pecado afeta o corpo como esse, pois a imoralidade sexual é um pecado contra o próprio corpo. 19Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, 20pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Mensagens Avulsas
Mais episódios da série Mensagens Avulsas
Mais Sermões
5 de fevereiro, 2017
14 de julho, 2024
20 de maio, 2018
29 de outubro, 2017
Mais Séries
Igreja! E eu com isso?!
Pr. Leandro B. Peixoto