07.11.2021
[Mateus 16.15-19] 15“E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!”. 17Jesus disse: “Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só. 18Agora eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as forças da morte não a conquistarão. 19Eu lhe darei as chaves do reino dos céus. O que você ligar na terra terá sido ligado no céu, e o que você desligar na terra terá sido desligado no céu”.
[Mateus 18.17-18] 17Se ainda assim ele se recusar a ouvir, apresente o caso à igreja. Então, se ele não aceitar nem mesmo a decisão da igreja, trate-o como gentio ou como cobrador de impostos. 18“Eu lhes digo a verdade: o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e o que desligarem na terra terá sido desligado no céu.
Hoje pela manhã nós aprendemos que a igreja local reunida – a Assembleia da igreja – exercita as chaves do reino como representante, como embaixada do reino dos céus.
Primeiro, Jesus deu aos apóstolos a autoridade de examinar o “qual” e o “quem” do evangelho. QUAL é a confissão de fé correta? QUEM é o confessor correto? Lemos isso em Mateus 16.15-19. A seguir, em Mateus 18.17-18, Jesus mesmo colocou nas mãos da igreja local a autoridade para exercer essas chaves – ligar e desligar, dependendo da confissão de fé e do confessor da fé cristã.
Tudo isso por que membresia importa para Jesus, e importou muito também para a igreja primitiva. É pela membresia da igreja que nós separamos os de dentro dos de fora (1Co 5). De fato, a membresia da igreja espelha para o mundo a glória de Deus na vida dos cidadãos do reino dos céus. Tudo isso e mais nós estudamos hoje de manhã.
A questão agora é a seguinte: e se depois de toda essa conversa sobre as chaves do reino, ligar e desligar membros, você ainda tiver dúvidas sobre a membresia de igreja? onde realmente está na Bíblia a ideia de membresia na igreja?
Uma maneira útil de responder a essa pergunta é ler o Novo Testamento com esta pergunta em mente: COMO A BÍBLIA CHAMA OS CRISTÃOS A VIVEREM E SE RELACIONAREM DENTRO DA IGREJA LOCAL?
Amando uns aos outros
Romanos 15.1-2 1ós que somos fortes devemos ter consideração pelos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2Devemos agradar ao próximo visando ao que é certo, com a edificação deles como alvo.
Romanos 12.13, 15-16 13Quando membros do povo santo passarem por necessidade, ajudem com prontidão. Estejam sempre dispostos a praticar a hospitalidade. […] 15Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. 16Vivam em harmonia uns com os outros. […]
Encorajando uns aos outros
Hebreus 10.24-25 24Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. 25E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.
Restaurando uns aos outros
Gálatas 6.1-3 1Irmãos, se alguém for vencido por algum pecado, vocês que são guiados pelo Espírito devem, com mansidão, ajudá-lo a voltar ao caminho certo. E cada um cuide para não ser tentado. 2Ajudem a levar os fardos uns dos outros e obedeçam, desse modo, à lei de Cristo. 3Se vocês se consideram importantes demais para ajudar os outros, estão apenas enganando a si mesmos.
Guardando uns aos outros de pecar
1Coríntios 5 (julguem os de dentro para não contaminar o corpo).
Mateus 18.15-18 (duas ou três testemunhas, e até a igreja, visando restauração).
Orando uns pelos outros
Tiago 5.14-16 14Alguém está doente? Chame os presbíteros da igreja para que venham e orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. 15Essa oração de fé curará o enfermo, e o Senhor o restabelecerá. E, se cometeu algum pecado, será perdoado. 16Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados.
Assistindo às necessidades uns dos outros
1Timóteo 5.9 e 11 9A viúva incluída na lista para receber sustento […] 11As viúvas mais jovens não devem fazer parte dessa lista,
Submetendo-se aos líderes estabelecidos pela igreja
Atos 20.28 Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, a fim de pastorearem sua igreja, comprada com seu próprio sangue.
Hebreus 13.17 Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês.
Veja que todos esses imperativos – e tantos outros de mesma natureza – dirigidos aos cristãos no Novo Testamento SERÃO POSSÍVEIS DE SEREM PRATICADOS APENAS SE houver um corpo definido de cristãos, uma igreja local devidamente constituída. OU SEJA: uma igreja local com seus pastores ou presbíteros devidamente consagrados, uma membresia visivelmente demarcada – uma membresia onde há os de “dentro” e os de “fora”. Nesse contexto, ser membro significa assumir um compromisso autoconsciente com outros cristãos (prestar contas, amar, guardar, encorajar, orar, restaurar, sustentar etc.); significa ainda submeter-se à autoridade da congregação (Assembleia) e aos pastores/presbíteros que supervisionam e apascentam o rebanho.
Portanto, MEMBRESIA DE IGREJA IMPORTA PORQUE
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Print da Igreja - A Imagem de Uma Igreja Bíblica em Alta Resolução
Mais episódios da série Print da Igreja - A Imagem de Uma Igreja Bíblica em Alta Resolução
Mais Sermões
20 de março, 2022
24 de fevereiro, 2020
3 de março, 2024
21 de abril, 2019
Mais Séries
A Membresia de uma Igreja Bíblica – Parte 2
Pr. Leandro B. Peixoto