27.08.2023
[Hebreus 12.14b] procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Na semana passa nós fomos desafiados a ir a fundo na santificação. Aprendemos que a verdade bíblica a respeito da santificação é a seguinte: somos, de fato, justificados somente pela graça, por meio da fé… MAS… a fé que justifica nunca está sozinha; a fé que justifica vem acompanhada da busca pela santidade. Essa fé, a fé salvadora, faz-nos odiar o pecado e combatê-lo:
Romanos 8.12-14 12Portanto, irmãos, vocês não têm de fazer o que sua natureza humana lhes pede, 13porque, se viverem de acordo com as exigências dela, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão, 14porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Nossa santidade, portanto, confirma que somos verdadeiramente justificados, e que estamos verdadeiramente em Cristo. A santificação não substitui a justificação; a santificação confirma a justificação. E essa confirmação é necessária, não opcional:
Hebreus 12.14 Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Mateus 5.8 Felizes os que têm coração puro, pois verão a Deus.
Agora, de que modo você poderá buscar a santificação, ir fundo na santificação?
Olhe para Cristo!
A CARTA AOS HEBREUS pode ser resumida com este propósito: encorajar os cristãos hebreus à perseverança fiel em meio à perseguição, demonstrando-os a superioridade de Cristo em sua pessoa e obra, e expondo a eles as terríveis consequências da incredulidade. Hebreus 12 – que é o texto diante de nós nesta manhã – exorta os leitores a considerarem o próprio exemplo de perseverança de Jesus, de forma a reagirem adequadamente aos desafios à sua fé (12.1-29). Portanto, OLHE PARA CRISTO…
Um pouco do contexto
O capítulo 12 de Hebreus é um desdobramento do argumento do autor em prol da santidade e da perseverança necessárias para a salvação, começou lá no capítulo 10. Veja: Hebreus 10.10 — “Pois a vontade de Deus era que fôssemos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, de uma vez por todas.” E acrescenta: Hebreus 10.14 — “Porque, mediante essa única oferta [de nosso Sumo Sacerdote, Cristo], ele tornou perfeitos para sempre os que estão sendo santificados.” Então, o apelo à perseverança – o qual começa em Hebreus 10.19 e termina em Hebreus 10.29:
Hebreus 10.19-39 19Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo, 20Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo. 21E, uma vez que temos um Sumo Sacerdote que governa sobre a casa de Deus, 22entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura.
23Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. 24Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. 25E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.
26Se continuamos a pecar deliberadamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifício que cubra esses pecados [cf. 3.14 e 6.4-6, sobre apostasia]. 27Há somente a assustadora expectativa do julgamento e do fogo intenso que consumirá os inimigos. 28Pois quem se recusava a obedecer à lei de Moisés era morto sem misericórdia, com base no depoimento de duas ou três testemunhas. 29 Imaginem quão maior será o castigo para quem insultou o Filho de Deus, tratou como comum e profano o sangue da aliança que o santificou e menosprezou o Espírito Santo que concede graça. 30Pois conhecemos aquele que disse:
“A vingança cabe a mim;
eu lhes darei o que merecem”.
E também:
“O Senhor julgará o seu povo”.
31Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo.
32Lembrem-se dos primeiros dias, quando foram iluminados, e de como permaneceram firmes apesar de muita luta e sofrimento. 33Houve ocasiões em que foram expostos a insultos e espancamentos; em outras, ajudaram os que passavam pelas mesmas coisas. 34Sofreram com os que foram presos e aceitaram com alegria quando lhes foi tirado tudo que possuíam. Sabiam que lhes esperavam coisas melhores, que durarão para sempre. 35Portanto, não abram mão de sua firme confiança. Lembrem-se da grande recompensa que ela lhes traz. 36Vocês precisam perseverar, a fim de que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam tudo que ele lhes prometeu.
37“Pois em breve
virá aquele que está para vir;
não se atrasará.
38Meu justo viverá pela fé;
se ele se afastar, porém,
não me agradarei dele.”
39Mas não somos como aqueles que se afastam para sua própria destruição. Somos pessoas de fé cuja alma é preservada.
Então, Hebreus 11, capítulo que trata da natureza (vs. 1-3) e de alguns exemplos de fé genuína comprovadas pela perseverança (vs. 4-29). Esses exemplos fornecidos pelo autor a partir da história do Antigo Testamento ilustram a necessidade da fé perseverante até que as promessas de Deus sejam plenamente cumpridas.
Os exemplos de fé apresentados são os da geração antes do dilúvio (11.4-7), Abraão e os patriarcas (11.8-22), Moisés (11.23-28), Israel em face do Mar Vermelho (11.29) e outros personagens já em Canaã (11.30-38). E o capítulo conclui com a afirmação de que a fé salvífica, genuína, sem fingimento foi o que levou os crentes a experimentar as melhores bênçãos de Deus:
Hebreus 11.39-40 39Todos eles obtiveram aprovação por causa de sua fé; no entanto, nenhum deles recebeu tudo que havia sido prometido. 40Pois Deus tinha algo melhor preparado para nós, de modo que, sem nós, eles não chegassem à perfeição.
Portanto, persevere para a salvação… olhando para Cristo: Hebreus 12.
Hebreus 12.1-3 1Portanto, uma vez que estamos rodeados de tão grande multidão de testemunhas, livremo-nos de todo peso que nos torna vagarosos e do pecado que nos atrapalha, e corramos com perseverança a corrida que foi posta diante de nós. 2Mantenhamos o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé. Por causa da alegria que o esperava, ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha. Agora ele está sentado no lugar de honra à direita do trono de Deus. 3Pensem em toda a hostilidade que ele suportou dos pecadores; desse modo, vocês não ficarão cansados nem desanimados.
Olhe para Cristo!
A vida e a obra de Cristo é o que celebraremos agora à mesa, na ceia do Senhor.
Continua na próxima mensagem…
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
18 de agosto, 2024
21 de maio, 2017
31 de janeiro, 2021
26 de fevereiro, 2021
Mais Séries
Olhe para Cristo
Pr. Leandro B. Peixoto