13.08.2023
[Isaías 6.1-8] 1No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor. Ele estava sentado em um trono alto, e a borda de seu manto enchia o templo. 2Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. 3Diziam em alta voz uns aos outros: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!” 4Suas vozes sacudiam o templo até os alicerces, e todo o edifício estava cheio de fumaça. 5Então eu disse: “Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”. 6Então um dos serafins voou em minha direção, trazendo uma brasa ardente que ele havia tirado do altar com uma tenaz. 7Tocou meus lábios com a brasa e disse: “Veja, esta brasa tocou seus lábios. Sua culpa foi removida, e seus pecados foram perdoados”. 8Então ouvi o Senhor perguntar: “Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?”. E eu respondi: “Aqui estou; envia-me”.
O QUE É A SANTIDADE DE DEUS? John Piper vai nos ajudar a compreender.
A SANTIDADE de uma pessoa ou de um objeto consiste em se separar do mundo tal coisa, objeto ou indivíduo e consagrá-la, consagrá-lo exclusivamente a Deus. Então… quando dizemos que algo é santo, estamos dizendo que tal coisa veio de Deus, do céu e, portanto, não é deste mundo; ou que tal coisa foi separada para o céu, para Deus.
POIS BEM, do que Deus se separa ou a quem o a quê Deus se consagra para ser santo? Nada. Ninguém. Deus é santo porque Deus é Deus. Deus é a realidade absoluta além da qual há apenas, ou melhor, há infinitamente mais de Deus. É tanto que, quando questionado sobre seu nome, em Êxodo 3.14, Deus respondeu: “EU SOU O QUE SOU”. EU SOU DEUS. EU SOU O SENHOR. Ponto.
EM OUTRAS PALAVRAS: o ser e o caráter de Deus são totalmente indeterminados por qualquer coisa fora de Deus. OU SEJA: Deus não é santo porque guarda a lei. Deus mesmo escreveu a Lei! Deus não é santo porque cumpre os mandamento. Os mandamentos ou a Lei são santos porque revelam o caráter e algo do ser de Deus. Deus é absoluto. Todo o resto é derivado.
John Piper escreveu assim:
Que é então a santidade de Deus? A santidade é sua essência divina pura, transcendente, totalmente singular, e em sua singularidade tem valor infinito. A santidade de Deus determina tudo o que ele é e faz, e não é determinada por ninguém. Sua santidade é o que ele é como Deus; é o que ninguém mais é ou jamais será. Chame isso de sua majestade, sua divindade, sua suprema grandeza, seu valor como o da pérola de grande valor [ou o ouro mais puro], enfim… No final, a linguagem se esgota. No adjetivo “santo” nós teremos navegado até o fim de tudo, em silêncio reverente absoluto e com indescritível admiração. Habacuque 2.20: “O SENHOR, porém, está em seu santo templo; toda a terra cale-se diante dele.”
ISAÍAS VIU A SANTIDADE DE DEUS. — Isaías 6.1: “No ano em que o rei Uzias morreu, EU VI o Senhor.” O que ele viu? Como isso o tocou? Quais resultados produziu?
1. Isaías viu Deus VIVO E IMPERTURBÁVEL: Isaías 6.1a: “No ano em que o rei Uzias morreu, EU VI o Senhor.”
Salmo 90.1-2 1Senhor, tu tens sido nosso refúgio ao longo das gerações. 2Antes que os montes nascessem, antes que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
2. Isaías viu Deus SENTADO E REINANDO COM AUTORIDADE: Isaías 6.1b: “Ele estava sentado em um trono alto [e sublime, elevado]”.
Salmo 115.1-3 1Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome seja toda a glória, por teu amor e por tua fidelidade [estabilidade, constância, confiabilidade]. 2Por que as nações dizem: “Onde está o deus deles?”. 3Nosso Deus está nos céus e faz tudo como deseja.
Isaías 46.9-10 9Lembrem-se do que fiz no passado, pois somente eu sou Deus; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. 10Só eu posso lhes anunciar, desde já, o que acontecerá no futuro. Todos os meus planos se cumprirão, pois faço tudo que desejo.
Daniel 4.35 Comparados a ele, os habitantes da terra são como nada. Ele faz o que quer entre os anjos do céu e entre os habitantes da terra. Ninguém pode detê-lo nem lhe dizer: ‘Por que fazes essas coisas?’.
3. Isaías viu Deus ADORNADO E IMPONENTE: Isaías 6.1c: “e a borda de seu manto enchia o templo.”
Salmos 96 1Cantem ao SENHOR um cântico novo! Toda a terra cante ao SENHOR! 2Cantem ao SENHOR e louvem o seu nome; proclamem todos os dias a sua salvação. 3Anunciem a sua glória entre as nações, contem a todos as suas maravilhas. 4Grande é o SENHOR! Digno de muito louvor! Ele é mais temível que todos os deuses. 5Os deuses de outros povos não passam de ídolos, mas o SENHOR fez os céus! 6Glória e majestade o cercam, força e beleza enchem seu santuário. 7Ó nações do mundo, reconheçam o SENHOR; reconheçam que o SENHOR é forte e glorioso. 8Deem ao SENHOR a glória que seu nome merece, tragam ofertas e entrem em seus pátios. 9Adorem o SENHOR em todo o seu santo esplendor; toda a terra trema diante dele. 10Digam entre as nações: “O SENHOR reina!”; ele firmou o mundo para que não seja abalado e com imparcialidade julgará todos os povos. 11Alegrem-se os céus e exulte a terra! Deem louvor o mar e tudo que nele há! 12Os campos e suas colheitas gritem de alegria! As árvores do bosque exultem 13diante do SENHOR, pois ele vem; ele vem julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e as nações, com sua verdade.
4. Isaías viu Deus SENDO SERVIDO E REVERENCIADO: Isaías 6.2: “Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto [ninguém é capaz de contemplar a Deus sem mediação, nem mesmo anjos que nunca pecaram!], com duas [asas] cobriam os pés [obediência; pés guardados para seguir a direção de Deus] e com duas [asas] voavam [prontos para servir a qualquer momento e em qualquer lugar].”
5. Isaías viu Deus SENDO ACLAMADO E ADORADO: Isaías 6.3-4 “Diziam em alta voz uns aos outros: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!” 4Suas vozes sacudiam o templo até os alicerces, e todo o edifício estava cheio de fumaça.” — A glória de Deus é a exibição, é a revelação, é a publicação da santidade de Deus: Levítico 10.3: “Então Moisés disse a Arão: “Foi isto que o SENHOR declarou: ‘Mostrarei minha santidade entre aqueles que se aproximarem de mim. Mostrarei minha glória diante de todo o povo’”.
Isaías, portanto, viu Deus, viu a santidade de Deus, viu a glória de Deus: [1.] Isaías viu Deus VIVO E IMPERTURBÁVEL; [2.] Isaías viu Deus SENTADO E REINANDO; [3.] Isaías viu Deus ADORNADO E IMPONENTE; [4.] Isaías viu Deus SENDO SERVIDO E REVERENCIADO; e [5.] Isaías viu Deus SENDO ACLAMADO E ADORADO
O resultado desta visão foi que Isaías foi transformado:
A confissão de Isaías:
Isaías 6.5 Então eu disse: “Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”.
A purificação de Isaías:
Isaías 6.6-7 6Então um dos serafins voou em minha direção, trazendo uma brasa ardente que ele havia tirado do altar com uma tenaz. 7Tocou meus lábios com a brasa e disse: “Veja, esta brasa tocou seus lábios. Sua culpa foi removida, e seus pecados foram perdoados”.
A missão de Isaías:
Isaías 6.8-13 8Então ouvi o Senhor perguntar: “Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?”. E eu respondi: “Aqui estou; envia-me”. 9Ele disse: “Vá e diga a este povo: ‘Ouçam com atenção, mas não entendam; observem bem, mas não aprendam’. 10Endureça o coração deste povo; tape os ouvidos e feche os olhos deles. Assim, não verão com os olhos, nem ouvirão com os ouvidos, não entenderão com o coração, nem se voltarão para mim a fim de serem curados”. 11Então eu disse: “Senhor, até quando isso vai durar?”, e ele respondeu: “Até que as cidades fiquem vazias, e as casas, abandonadas, e toda a terra seja devastada; 12até que o SENHOR tenha mandado todos embora, e toda a terra de Israel esteja deserta. 13Se ainda sobreviver uma décima parte, um remanescente, ela será invadida outra vez e queimada. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam um toco quando cortados, o toco de Israel será uma semente santa”.
A VISÃO QUE ISAÍAS TEVE DA GLÓRIA DE DEUS transformou sua vida. De fato, D. A. Carson argumenta que a sequência desse comissionamento do profeta – o qual envolveu: ver a glória de Deus (6.1-4), profunda consciência e confissão de pecado (6.5), purificação (6.6-7) e comissionamento (6.8-13) – [a sequência desse comissionamento] é precisamente a sequência que Israel teria que experimentar se quisesse retornar ao seu papel apropriado como servo do Deus vivo. É também a sequência que nós devemos seguir como povo de Deus:
A visão da glória de Deus nos transforma.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
6 de dezembro, 2020
9 de abril, 2017
21 de fevereiro, 2021
7 de julho, 2019
Mais Séries
A visão que transforma
Pr. Leandro B. Peixoto