17.12.2023
[Efésios 2.1-5] 1Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados, 2nos quais costumavam viver, como o resto do mundo, obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível. Ele é o espírito que opera no coração dos que se recusam a obedecer. 3Todos nós vivíamos desse modo, seguindo os desejos ardentes e as inclinações de nossa natureza humana. Éramos, por natureza, merecedores da ira, como os demais. 4Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto 5que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos!
O ADVENTO DE NATAL é uma das épocas mais aguardadas do ano. Aliás, parece-me que este período é o mais especial e desejado no coração das pessoas. Talvez por conta dos recessos escolar e de trabalho (férias!); talvez por ser uma data em que se reunem pessoas queridas e se trocam presentes; talvez porque de algum modo tudo parece contribuir para se ter uma atmosfera aconchegante; talvez porque logo se emenda com o ano-novo, então a gente tem a chance de renovar as esperanças… não sei, mas sei que se trata sim de uma época muito feliz – o Advento do Natal – pelo menos para a maioria.
Mas será que as pessoas sabem mesmo porque se celebra o Natal? Você sabe porque nós celebramos o Natal? Sim, no Natal nós celebramos o nascimento de Jesus! Mas você sabe por que Jesus nasceu?
O anjo do Senhor que apareceu a José, em sonho, explicou a razão do Natal:
Mateus 1.20-21 20[…] “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, pois a criança dentro dela foi concebida pelo Espírito Santo. 21Ela terá um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados”.
O Natal existe porque NÓS PRECISAMOS DE UM SALVADOR – alguém que nos salve dos nossos pecados. AGORA, a amplitude do que significa “ser salvo dos pecados” é o que nos faz dedicar estes sermões do Advento de Natal 2023.
HÁ TRÊS RAZÕES mencionadas em Efésios 2.1-3. RAZÃO # 1: Precisamos de um Salvador, de acordo com Ef 2.1, porque estamos mortos em nossa desobediência (transgressões) e em nossos muitos pecados. RAZÃO # 2: Precisamos de um Salvador, de acordo com Ef 2.2, porque vivemos obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível, o espírito que opera no coração dos que se recusam a obedecer, isto é: o poder de Satanás e seus anjos caídos. RAZÃO # 3: Precisamos de um Salvador, de acordo com Ef 2.3, porque somos, por natureza, merecedores da ira de Deus. ENTÃO
[1.] precisamos de um Salvador porque estamos mortos para uma inclinação natural para a obediência a Deus, mortos para o prazer em Deus e mortos para a fé em Deus, além da culpa do pecado – pecado original e pecado ocasional (vs. 1 e 3a);
[2.] precisamos de um Salvador porque fomos feitos reféns de Satanás (v. 2);
[3.] precisamos de um salvador porque estamos condenados ao inferno (v. 3b).
A primeira coisa que desejo enfatizar nesta mensagem é que essas três verdades não são de maneira alguma politicamente corretas. De fato, este não será o tipo de assunto sobre o qual você ouvirá no Jornal Nacional, na BandNews, nem no Jornal da Record; estas não serão os tipos de manchetes que se destacarão na VEJA, Folha de S. Paulo, Estadão ou O Globo. A razão é simples: estas não são as suposições culturais que se sustentam a respeito do ser humano. Praticamente ninguém, com a exceção de um grupo relativamente bem pequeno de evangélicos realmente acredita nestas coisas. Ora…
Sinceramente, quem acredita nessas coisas? Ora, meu povo, tem até gente que se chama de cristã, evangélica, crente ou coisa parecida, mas nega abertamente essas verdades centrais; tem até pastores negando essas verdades.
HÁ DUAS RAZÕES fundamentais pelas quais não se acredita nessas coisas. PRIMEIRA: essas coisas não adulam o ego do ser humano que vive para suas próprias paixões corrompidas pelo pecado; não adulam o ego que vive em busca de autoafirmação. SEGUNDA: essas coisas são ensinadas apenas por Deus, não pelo homem; essas coisas são ensinadas na Bíblia, não na mídia. E [1.] como todo mundo corre atrás de ouvir apenas aquilo que agrada e [2.] todo mundo passou a tomar a Bíblia como um livro opressivo e desatualizado, essas verdades se tornaram politicamente incorretas.
Então… se houver salvação, terá havido uma revelação divina. Deus precisará revelar essas coisas para nós, ou pereceremos. Não conseguiremos descobrir essas coisas pura e simplesmente na TV, no rádio, na internet, na medicina, na psicologia ou nas artes. Aprenderemos a verdade a respeito de nós mesmos somente através da palavra de Deus. Desse modo, uma vez que tenhamos os olhos abertos para a verdade que Deus revela na Bíblia, então seremos capazes de ver confirmações da verdade em praticamente todas as ciências e artes.
A Religião do Papai Noel
Entretanto, se não começarmos com a interpretação que o próprio Deus faz a nosso respeito, “seremos” – nas palavras de John Piper – “como cegos que continuam a desenvolver teorias elaboradas para provar que realmente não existe tal coisa como a visão; e que cor, luz e perspectiva são imaginações inventivas piedosas, projetando na realidade a sua própria insatisfação com a escuridão.” Marx diria: “A religião é o ópio do povo.”
Agora, tome cuidado para não metralhar essa afirmação do marxismo clássico sem, contudo, fazer um exame do materialismo ocidental clássico que varreu, inclusive, grande parte do evangelicalismo contemporâneo. A diferença é que o materialismo ocidental não proíbe a religião; o materialismo ocidental imita a religião e depois a usa, secularizadamente, dizendo que “doutrina é o ópio do povo”. De fato, este é o verdadeiro SIGNIFICADO DO NATAL DO PAPAI NOEL: não emburrar, ser bonzinho, obedecer e fazer por merecer o presente. GENTE, HONESTAMENTE: no que a teoria do Papai Noel se difere da teologia de inúmeras igrejas evangélicas contemporâneas? Para você ter uma ideia, uma das músicas mais populares nos Estados Unidos nesta época do ano é: Santa Claus is Coming To Town – Papai Noel está vindo para a cidade. Eis a letra:
É melhor você não fazer biquinho, // Melhor não chorar, // Melhor ser bonzinho, // E lhe digo por quê: // Papai Noel está vindo para a cidade!
Ele está fazendo uma lista, // Verificando duas vezes, // E vai descobrir quem é travesso ou legal. // Papai Noel está vindo para a cidade!
Ele sabe quando você está dormindo, // Ele sabe quando você está acordado. // Ele sabe quando você foi ruim ou bonzinho. Então seja bonzinho, por amor à bondade!
Percebeu?! No que a teoria do Papai Noel se difere da teologia de inúmeras igrejas evangélicas contemporâneas? “Não emburre, não faça caras e bocas, seja bonzinho, faça tudo direitinho que Deus vai abençoar você. Agora, cuidado!, Deus sabe de todas as coisas e checa tudo direitinho. Se você não for bonzinho e não fizer tudo direitinho, você não será abençoado.” Isso não é cristianismo, meu Deus do céu! Isso é Papai Noel, meu Deus do céu! É a Religião do Papai Noel!
O verdadeiro sentido do Natal pode ser achado nestas passagens, por exemplo:
Mateus 1.21 Ela [Maria] terá um filho, e você [José] lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados”.
1João 3.8 Mas, quando continua a pecar, mostra que pertence ao diabo, pois o diabo peca desde o início. Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo.
1Tessalonicenses 1.10 Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir.
Esse é o verdadeiro sentido do Natal; e, como tal, ele é totalmente inaceitável para o espírito deste mundo. Só que o impacto da verdade da encarnação é inegável – a verdade tal como está em João 1.14 (ARA), que diz que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” Essa verdade é tão indiscutível que, nestes 2023 anos de influência da encarnação de Jesus, o deus deste mundo, operando por trás do materialismo ocidental (e também do filosófico), é incapaz de se opor a ela tão abertamente. Então, o que o diabo faz? Satanás imita o Natal com o Papai Noel – a Religião do Papai Noel / as doutrinas de demônios: teologia do Papai Noel – e uma centena de outras armadilhas, a fim de dirigir os impulsos do movimento religioso das massas para os canais economicamente lucrativos e espiritualmente destrutivos.
A Salvação da Escravidão Cultural
A única saída desta escravidão cultural é ouvir o testemunho que o próprio Deus dá a nosso respeito. Não estamos falando do testemunho do Pr. Leandro Peixoto, ou do Facebook e do Instagram, ou dos telejornais, ou das publicações das mídias impressas ou digitais. Estamos falando do testemunho dado a nós pelo próprio Deus. Sim, Deus falou a nós; sua Palavra está preservada para nós na revelação bíblica. Portanto, se você permitir que a Bíblia Sagrada interprete a sua real condição, com certeza você se sentirá um exilado e peregrino neste mundo caído no pecado. Mas esse é o pequeno preço a ser pago para se estar em sintonia com Deus.
Desse modo, apelo a que, neste domingo, você considere seriamente as seguintes verdades: [1.] a verdade de Efésios 2.2 – a qual diz que sem um Salvador nós somos cativos de um príncipe maligno sobrenatural que nos cegou; e [2.] a verdade de Efésios 2.3 – a qual diz que sem um Salvador nós somos, por natureza, filhos da ira de Deus.
Vejamos, primeiro, Efésios 2.2. De fato, os versículos 1 e 2, que dizem assim:
Efésios 2.1-2 1Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados, 2nos quais costumavam viver, como o resto do mundo, obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível. Ele é o espírito que opera no coração dos que se recusam a obedecer.
Há pelo menos três coisas no versículo 2 que nós precisamos entender:
Continua na parte 2…
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
12 de agosto, 2018
30 de setembro, 2018
22 de março, 2020
10 de fevereiro, 2016
Mais Séries
O nosso estado natural
Pr. Leandro B. Peixoto