14.05.2017
CENAS MEMORÁVEIS
Na cena memorável de hoje, nós nos deparamos com a imagem de um filho que foi marcado pelo perfume da mãe: Salomão. Portanto, nesta manhã de Domingo das Mães, convido você para pensarmos juntos sobre o tema: O cheiro que o filho nunca esqueceu.
O CHEIRO QUE O FILHO NUNCA ESQUECEU
Provérbios 27.9
Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade.
O PODER DOS AROMAS
O aroma de um bom perfume é capaz de evocar sentimentos profundos, atingindo inclusive a alma. Ao penetrar pelas narinas, o cheiro atinge as terminações nervosas do nervo olfatório e de lá ele segue diretamente para o sistema nervoso central, por isso o seu efeito é imediato e poderoso na memória e nas emoções das pessoas.
Segundo Cláudia Tarragô, com formação em química e especialização em aromas, o olfato é o principal dos cinco sentidos e o cheiro vai direto para a memória olfativa. Sobre o marketing olfativo, ela aponta que nós
podemos guardar cerca de 10 mil aromas. E nesse contexto, a memória olfativa tem o poder de atrair o cliente e mantê-lo na loja sem ele saber o porquê”.
A química cita o caso de marketing olfativo da Nike:
A Nike montou duas lojas, em uma delas havia aroma e na outra não, e foi comprovado que a loja aromatizada vendeu mais que a outra.
Christian Dior, um dos mais importantes estilistas franceses, tinha uma frase que ilustra bem a forte relação de uma mulher com a sua fragrância preferida: “O perfume de uma mulher revela mais sobre ela do que a caligrafia dela”. Isso porque, como se sabe, a letra é uma das ferramentas mais poderosas para se identificar traços da personalidade de alguém.
OS AROMAS NA BÍBLIA
A Bíblia sempre soube do poder dos aromas, tanto que os amantes fizeram uso de boas fragrâncias para despertar o amor e o prazer. Além do corpo e da roupa (Ct 1.3; 3.6; 4.10), eles perfumavam a cama e o ambiente do casal (Pv 7.17). O próprio Deus fez uso de aromas para evocar nas pessoas, por exemplo, lembranças e sentimentos alegres dos momentos passados em culto no lugar de adoração (Sl 45.6-9). Na ausência de alegria, em vez do bom perfume, proliferava o mau cheiro (Is 3.24).
Prova do poder dos aromas para mexer com a memória e as emoções das pessoas é que na Bíblia, principalmente na literatura poética e de sabedoria, não é raro o tema “perfume” ser utilizado como ilustração para se comunicar verdades espirituais importantes.
PERFUME DE MÃE
Veja de novo o nosso texto:
Pv 27.9 | Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade.
Não é difícil perceber o que Salomão está dizendo. Para o sábio, o perfume de qualidade pode ser comparado ao conselho sincero; isto é: da mesma forma que o cheiro bom alegra o coração, o conselho sincero alimenta e adoça a comunhão dos amigos.
Que bela lição para esse Dia das Mães! Filhos precisam de perfume de mãe. Mas, que cheiro tem o perfume de mãe? Nosso texto indica que perfume de mãe mistura pelo menos três óleos essenciais aromáticos: alegria — “trazem alegria ao coração”; amor — “do conselho sincero”; e amabilidade — “nasce uma bela amizade”.
Vejamos o que significa, na prática, no dia-a-dia das mães, cada um desses óleos essenciais aromáticos. Lembrando sempre que eles nada mais são do que gomos do fruto do Espírito. Logo, é tudo fruto da ação sobrenatural de Deus na vida de cada mãe. Não depende apenas do esforço delas. É milagre do Espírito Santo.
1. Perfume de mãe tem cheiro de alegria
Pv 27.9 | Perfume e incenso trazem alegria ao coração […]
A primeira tríade do fruto do Espírito (amor, alegria, paz — Gl 5.22) revela as virtudes ligadas ao nosso relacionamento com Deus. A alegria, portanto, é fruto de um relacionamento consistente com o Senhor; é obra do Espírito.
Não se trata da alegria que provém das coisas terrenas ou das conquistas passageiras, mas do prazer que tem a Deus como o seu fundamento.
Rm 14.17 | Pois o reino de Deus não diz respeito ao que comemos ou bebemos, mas a uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
Filhos precisam de perfume de mãe — eles precisam sentir o cheiro da alegria em Deus que exala da mamãe; esse aroma precisa marcar a memória olfativa de sua alma.
2. Perfume de mãe tem cheiro de amor
Pv 27.9 | Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero […]
A expressão “conselho sincero do homem”, usada pela NVI ou “doçura no conselho cordial”, usada pela ARA é resultado de uma construção de quatro palavras, cuja combinação dá um resultado interessantíssimo e dificílimo de se traduzir do hebraico para o português (tanto que você encontra as mais diferentes traduções para esse versículo — compare as versões). A tradução literal livre do texto chega a algo mais ou menos assim:
Do grito profundo da alma que cerca como árvores, que cerca e protege como uma cerca viva [nasce uma bela amizade]
A ideia é de que o conselho sincero provém da alma, é fruto do amor do amigo. Esse conselho cerca e protege a vida de quem o ouve e o coloca em prática. Portanto, perfume de mãe deve ter cheiro de amor, amor por Deus e pelo próximo. Amor que exorta, corrige, anima e encoraja com a Palavra de Deus. Amor que cerca os filhos com palavras bíblicas.
Perfume de mãe tem cheiro de alegria, de amor e …
3. Perfume de mãe tem cheiro de amabilidade
Pv 27.9 | Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade.
Salomão explica que a bela amizade nasce da vida alegre em Deus e do conselho amoroso e sincero do amigo (graça e verdade).
Quanto mais alegria em Deus, quanto mais amor por ele e pelo próximo, mais se fortalece a amizade e se faz nascer amabilidade entre as partes.
A amabilidade está ligada à segunda tríade do fruto do Espírito; está atrelada às virtudes ligadas ao nosso relacionamento com o próximo. Amabilidade é longanimidade, é o ânimo espichado ao máximo. É a pessoa tardia em irar-se. Trata-se de paciência para suportar injúrias de outras pessoas (inclusive dos filhos!) — resistir sem revidar. Descreve a pessoa que, tendo condição de se vingar, não o faz. Esse é o cheiro da amabilidade.
PERFUME DE MÃE
Mães — auxiliadas, empoderadas pela graça de Deus — precisam exalar alegria, amor e amabilidade (fruto do Espírito: Gl 5.22-23!), fazendo nascer, visando manter e almejando perpetuar um tipo de amizade que estimule o crescimento cristão.
Perfume de mãe é essencial para o desenvolvimento dos filhos e para a manutenção de um clima de conforto e harmonia no lar e na família (Sl 128.3-4). Que perfume você tem usado? Que aroma você tem exalado? Isso vale para todos: mães, pais e filhos! Lembre-se:
Pv 27.9 | Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do [da mãe] nasce uma bela amizade.
Feliz Dia das Mães! Seja o seu cheiro o cheiro da alegria, do amor e da amabilidade. Esse cheiro seu filho nunca irá esquecer. Essa é a lição do cheiro que o filho nunca esqueceu.
Mais episódios da série
Cenas Memoráveis de Famílias do AT
Mais episódios da série Cenas Memoráveis de Famílias do AT
Mais Sermões
11 de abril, 2021
20 de agosto, 2017
8 de abril, 2018
28 de março, 2021
Mais Séries
O Cheiro Que o Filho Nunca Esqueceu
Pr. Leandro B. Peixoto