Cingindo-nos com a verdade


“Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade”, Paulo diz em Efésios 6.14. Nos tempos bíblicos, o soldado prendia ou afivelava o cinto em sua cintura sobre a curta túnica que usava. O cinto suportava os “músculos” das costas, e servia como fundamento para grande parte do restante da armadura.

Tanto a couraça quanto a espada estavam ligados a essa cinta. Assim, “lombos cingidos” simbolizavam prontidão para batalhar. Os lombos cingidos com a verdade são símbolo do cristão que se prende à fé revelada na Bíblia. A Bíblia é nosso padrão objetivo de verdade e nossa autoridade final para a doutrina e para a vida. Fala dos lombos do pensamento, em vez de músculos do coração (1 Pedro 1.13), porque antes da verdade chegar ao coração, ela tem de perpassar o pensamento. Se você quiser vencer Satanás, primeiro tem de encher a mente com a verdade. Só a verdade em nossa mente não basta. Temos de possuir o conhecimento da verdade em nosso coração, nosso ser mais íntimo. Se quisermos lutar com sucesso contra o diabo, não só temos de dominar a verdade, como também a verdade tem de nos dominar.

Sem Deus, talvez Satanás seja a mente mais poderosa do universo. Sabedoria e razão humana não bastam para enfrentar Satanás. Mas a verdade de Deus, escrita em sua Palavra e personificada em seu Filho, é mais que suficiente para lutar contra Satanás.

Precisamos da verdade para lutar contra Satanás. Sem a verdade seríamos “lançados para todo lado” por toda sorte de doutrina. Muitas pessoas, hoje em dia, são dominadas por seus sentimentos. Desprezando a teologia de que precisam, são “agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4.14). Não seja agitado por suas emoções. Afirme-se na verdade.

Provérbios 23.23 nos ensina: “Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento”. Ou, conforme diz Thomas Brooks, em seu livro Precious Remedies (Remédios Preciosos): “Um homem pode legitimamente vender sua casa, suas terras e suas joias, mas a verdade é uma joia que excede todo preço, e não pode ser vendida”. Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.31–32). Encontramos liberdade em Cristo e em sua verdade.

Os demônios podem nos atacar, mas não podem nos dominar, se estivermos fundamentados em Cristo e em sua Verdade.

O poder da ressurreição de Cristo é maior do que o poder de Satanás. Satanás não possui armas efetivas contra a verdade. Ele pode rugir contra nós e mandar numerosos demônios para nos atacar, mas se confiarmos em Cristo como a Verdade de Deus, ficaremos firmes, porque nossos pés estão plantados sobre a Rocha que não pode ser movida.

Texto extraído e adaptado do livro:
Lutando contra Satanás, págs. 61 e 62, escrito por
Joel R. Beeke. Editora Fiel.

Compartilhar

Textos Recentes