QUEM SÃO OS BATISTAS

DOCUMENTOS BATISTAS


QUEM SÃO OS BATISTAS


O que é a Convenção Batista Brasileira

A Convenção Batista Brasileira (CBB) é o órgão máximo da denominação batista no Brasil. É a maior convenção batista da América Latina, representando cerca de 7.000 igrejas, 4.000 missões e 1.350.000 fiéis. Como instituição, existe desde 1907, servindo às igrejas batistas brasileiras como sua estrutura de integração e seu espaço de identidade, comunhão e cooperação. É ela que define o padrão doutrinário e unifica o esforço cooperativo dos batistas do Brasil.

Administração

A Convenção Batista Brasileira é administrada por um Conselho Geral, cuja diretoria tem o mandato de 2 anos. Assim como as igrejas locais que a integram, a CBB se rege por estritos padrões democráticos, com ênfase na descentralização decisória e na alternância do poder. O Conselho Geral é o órgão responsável pelo planejamento, a coordenação e o acompanhamento dos programas da CBB e de suas organizações.

Organização

Para o cumprimento de sua missão no Brasil e no Mundo, os Batistas Brasileiros se organizam de uma forma prática e funcional. Na área de missões opera através da Junta de Missões Mundiais e da Junta de Missões Nacionais. No âmbito da educação teológica atuam na formação ministerial e missionária, os Seminários Teológicos: do Norte e de Educação Cristã (Recife/PE), Equatorial (Belém/PA), do Sul e o Centro Integrado de Educação e Missões (Rio de Janeiro). Há ainda os Colégios Batistas espalhados pelo Território Nacional. Organizações executivas nas áreas do trabalho feminino, masculino e jovem são, respectivamente: a União Feminina Missionária, a União de Homens e a Junta de Mocidade. Como organizações auxiliares, a Ordem dos Pastores, a Associação dos Músicos, a Associação Nacional de Educandários, a Associação de Instituições de Ensino Teológico, a Associação dos Diáconos e a Associação dos Educadores Cristãos.

No que cremos

Jesus Cristo é o Senhor e líder de todas as igrejas batistas no Brasil e no mundo. Interpretada na perspectiva apostólica, a Bíblia é o livro de fé e prática dos batistas. Integralmente baseada na Bíblia, a Declaração Doutrinária dos Batistas Brasileiros contém o conjunto das regras de fé e prática das igrejas filiadas à CBB.

Relações externas

As igrejas e as entidades da CBB pautam-se pela ação evangelizadora, pela conduta ética, pela visão humanitária e beneficente e pela cooperação com todas as causas que exaltam a Deus e dignificam a pessoa humana. Em suas relações com a sociedade civil, as posições da CBB se orientam por um sentido de construção e preservação da justiça, da harmonia e da paz sociais. Em nível mundial, a CBB é uma das convenções nacionais filiadas à Aliança Batista Mundial (AMB).

Futuro

Entendendo que a riqueza e a felicidade das nações dependem de uma sólida base espiritual bíblico-cristã, a CBB empenha-se em plantar na sociedade as sementes da verdadeira educação para a paz. Face aos graves problemas contra os quais a humanidade se debate, os batistas brasileiros postulam que as respostas transformadoras só podem ser alcançadas por meio do Evangelho de Jesus Cristo.

Síntese

Na perspectiva da História e das tradições batistas, a CBB se caracteriza pelos seguintes princípios:

  • Liberdade religiosa
  • Governo democrático
  • Estrutura congregacional
  • Ação cooperativa
  • Visão missionária
  • Fidelidade bíblica
  • Padrão doutrinário
  • Responsabilidade social

Extraído de Batistas.com