31.07.2016
Duas das palavras mais populares no vocabulário cristão são o verbo abençoar e o substantivo bênção. Não é para menos, pois o Senhor tem prazer em abençoar o seu povo, tornando-os, ao mesmo tempo, recipientes e canais de bênção. Há, no entanto, pelo menos três condições que precisam ser observadas para que a bênção do Senhor continue sendo a nós derramada e possa, então, de nós fluir. Hoje, observaremos duas dessas condições. Deus permitindo, na semana que vem, nós veremos a terceira.
Primeiramente, diz-se que abençoado será o homem separado do mundo. Separação não é isolamento, mas contato sem contaminação. Não se trata de ejetar-se do mundo, mas de não se tornar mundano. O mundo é qualquer coisa que nos separa de Deus ou que nos faz desobedecer aos seus mandamentos, resultando em pecado. Geralmente, o pecado é um processo gradual, que vai pouco a pouco destruindo o pecador. No verso 1 do Salmo 1 nós lemos que a pessoa começa andando no conselho do ímpio, depois ela para no caminho dos pecadores e aí assenta-se na roda dos escarnecedores. Primeiro, a sua cabeça vai sendo instruída pela mentira; depois, a sua conduta vai se transformando pelos padrões do pecado; finalmente, o seu caráter se torna como o daqueles que zombam de Deus.
O salmista, em segundo lugar, diz que abençoado será o homem satisfeito com a Palavra de Deus, pois o seu prazer estará na lei do Senhor e na sua lei ele meditará de dia e de noite (Sl 1.2). Aquilo que nos dá mais prazer irá nos dominar. Então, que seja a Bíblia Sagrada. A meditação é para a alma o que a digestão é para o corpo. Quando meditamos na Palavra, permitimos que o Espírito digira para nós a verdade absorvida. Assim, não apenas nos satisfazemos com a Palavra, mas ela também se transforma para nós em fonte de nutrientes espirituais.
Desfrute das bênçãos que Deus tem para você e regozije-se em abençoar outras pessoas. O Senhor tem prazer em abençoar os seus filhos, mas, lembre-se: você precisa estar separado e satisfeito. Decida, pois, hoje mesmo, a não ser um mundano e dedique-se à memorização e à meditação das Escrituras. Separe tempo para você se satisfazer. Além de abençoado, você será uma bênção. Viva separado e satisfeito.
Com carinho,
Pr. Leandro B. Peixoto.
Mais Artigos
24 de janeiro, 2016
26 de fevereiro, 2017
30 de outubro, 2016
11 de novembro, 2018