11.12.2016
O Dia da Bíblia surgiu em 1549, quando o Arcebispo de Canterbury, Thomas Cranmer, um dos líderes da Reforma Protestante na Inglaterra, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia. No Brasil, passou a ser celebrado em 1850, com a chegada dos primeiros missionários evangélicos, vindos da Europa e dos Estados Unidos.
A Bíblia é um livro do qual praticamente todas as pessoas já ouviram falar. É o mais estudado da história da humanidade e, certamente, o mais analisado por especialistas. Diz-se ser o mais traduzido, distribuído e lido de todos os tempos. Não poderia ser diferente, pois calcula-se que, no mundo, sejam faladas entre 6.500 e 7.000 línguas. Graças a Deus, a Bíblia é o único livro que já foi traduzido integral ou parcialmente para 2.426 desses idiomas. Embora ainda não esteja disponível em mais de quatro mil idiomas, quase a totalidade da população mundial tem acesso ao Livro Sagrado.
Outro aspecto impressionante na questão da Bíblia é examinar a sua distribuição. Distribuída por dezenas de organizações, tem nas Sociedades Bíblicas sua maior rede de distribuição do mundo. Filiadas a uma fraternidade chamada Sociedades Bíblicas Unidas (SBUs), elas somam 145 unidades com atuação em mais de 200 países. No ano de 2006, só as SBUs foram responsáveis pela circulação de mais de 25,7 milhões de exemplares da Bíblia, dos quais 5,6 milhões foram distribuídos no Brasil pela Sociedade Bíblica Brasileira.
Além dos projetos de tradução, as Sociedades Bíblicas nacionais estão intensamente envolvidas na distribuição de Escrituras, alcançando todos os anos uma média de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Com o desenvolvimento das plataformas digitais, é incontável o número de pessoas que todos os anos chegam ao conhecimento da Bíblia.
A Bíblia é o livro mais traduzido, mais distribuído e mais lido. Então, o que falta? Há um aspecto sobre a Bíblia que pode e precisa ser melhorado. Falta mais conhecimento e esclarecimento quanto ao seu conteúdo. A Bíblia é o maior tesouro da humanidade. Encontramos nela a vida eterna, pois ela testifica Cristo (João 5.39). Além do que, traz valores que são a base da convivência humana. Todo esse conhecimento bíblico, no entanto, precisa ser mais difundido e debulhado. A vida das pessoas e da sociedade poderia ser melhor se todos conhecessem e praticassem mais os princípios bíblicos.
Para promover cada vez mais o conhecimento da Bíblia em Goiânia, no Brasil e no mundo, nós, a SIB, precisamos renovar o nosso compromisso com o Livro Sagrado. Precisamos continuar lendo, estudando, amando, pregando, ensinando, cantando e aconselhando a Palavra de Deus. Além das orações, é claro.
Leia a Bíblia.
Com carinho, Leandro B. Peixoto – seu pastor.
Mais Artigos
29 de julho, 2018
2 de julho, 2017
30 de setembro, 2018
14 de fevereiro, 2016