21.05.2017
Os cristãos não devem se abalar nem se intimidar diante de zombaria, oposição ou questionamentos de alguns “sábios” e formadores de opinião deste mundo. Apesar da prepotência com que tais pessoas se apresentam, tentando desmentir, desacreditar ou denegrir a verdade, eles erram e são obrigados a voltar atrás, a desdizer o que haviam dito, a “desprovar” o que haviam provado. Por exemplo: no artigo Samba do cientista louco, o jornalista Ruy Castro, da Folha de São Paulo, demonstrou que, na área de nutrição, o que os cientistas dizem hoje contraria por completo o que diziam ontem. O leite, que agora é considerado um veneno para quem tem úlcera, antes era tomado para aliviá-la; a manteiga é mais saudável do que a margarina, mas antes era tida como vilã para vários órgãos do corpo, inclusive o coração; ovo faz bem ao coração, antes, porém, era o pior inimigo do colesterol e do coração; café – que estimula o sistema nervoso central, o coração, os vasos sanguíneos e os rins –, era uma bebida proibida por conter cafeína, hoje todo mundo degusta sem culpa; açúcar é uma beleza, mas antes ele deveria ser substituído pelos adoçantes… e por aí vai…
Outra coisa: tanto a Rússia quanto a China estão revendo a política de diminuição da taxa de natalidade. Para reverter a situação criada anteriormente pelo próprio governo, uma das províncias da Rússia adotou uma providência inusitada: o governador Sergei Morozov pediu aos empregadores que dessem folga a seus funcionários no dia 12 de setembro de 2007, para que eles tivessem tempo livre com suas esposas, de tal modo que, em caso de concepção, a criança nascesse nove meses depois, em 12 de junho de 2008, Dia Nacional da Rússia. As mulheres que dessem à luz naquela data poderiam ganhar, entre outros prêmios, uma casa nova (Folha de S. Paulo, 13/09/07, A14).
A política do filho único, em vigor na China desde o final dos anos 70, que teria evitado 400 milhões de nascimentos, está sendo reconsiderada para desacelerar o envelhecimento rápido da população. A vice-ministra de Planejamento Familiar teria dito que a China corre o risco de “ficar velha antes de ficar rica”. No momento, entre 30% e 40% dos chineses estão autorizados a ter dois ou mais filhos (Folha de S. Paulo, 29/02/08, A14). Há pouco tempo, o escritor Carlos Heitor Cony comentou que a própria ciência percorre um caminho muitas vezes errado, pois “de 50 em 50 anos, até em ciências exatas, como a física, as verdades são modificadas”.
Os cristãos, no entanto, não precisam temer. Aliás, eles devem ter convicção e suportar com firmeza a zombaria e os questionamentos dos incrédulos, sem se apoquentar nem diminuir a alegria e a certeza de serem filhos de Deus, co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17), defensores e seguidores da Palavra de Deus – exatamente como a Bíblia diz que tem que ser. Afinal, “o céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras jamais desaparecerão” (Mt 24.35). Tenha convicção.
Com carinho, Leandro B. Peixoto.
Mais Artigos
31 de dezembro, 2017
22 de outubro, 2017
18 de novembro, 2018
3 de julho, 2016