08.07.2018
“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18). A oração é uma arma ofensiva contra Satanás. Martinho Lutero disse: “Oração é forte muro e fortaleza da igreja; é a arma do bom cristão”. A maior arma do arsenal de Deus é a oração. A oração é essencial porque toda peça da armadura cristã será inútil sem ela.
Quando enfrentamos Satanás por meio da oração, Paulo nos dá algumas instruções. Primeiro, nós devemos orar em todo tempo. Há algumas gerações, diversos pastores se reuniram nas Terras Altas escocesas para discutir o significado de “orar sem cessar” (1 Ts 5.17). Após muita discussão, um pastor perguntou a uma jovem serva se ela entendia o que isso queria dizer. “Sim, senhor”, disse ela. “Hoje de manhã, quando me levantei da cama, orei que o Sol da justiça surgisse como cura em suas asas sobre mim no dia de hoje. Quando me vesti, orei para que eu fosse revestida pela justiça de Cristo. Ao tirar o pó dos móveis desta sala antes de os senhores chegarem, orei para que o Senhor limpe completamente o meu coração pelo sangue de Jesus. Quando preparei os refrescos para os senhores, pedi que Jesus Cristo fosse meu alimento e minha bebida. Senhor, eu oro no passar do dia todo, pois a oração é meu fôlego, minha vida.”
Orar sem cessar significa orar em tempos e estações determinadas, como também enviar curtos pedidos a Deus no decorrer do dia todo. Significa orarem tempos fixos de oração e orar sempre que tiver o mínimo impulso para tanto. Orar é mais importante que qualquer outra coisa que estivermos fazendo. Spurgeon disse: “Oração não pode ser nosso trabalho casual, mas nosso trabalho diário, nosso hábito e vocação… Temos de nos viciar na oração”.
Segundo, temos de orar com oração e súplicas. Embora Paulo pareça, aqui, estar repetindo Efésios 6.18, não é este o caso. Paulo está afirmando: “Ore de coração, suplicando em sua oração. Ore de verdade, quando você ora”. Satanás pode cochilar junto a nossas orações de frases vazias. As notas de margem de Tiago 5.17, na versão King James da Bíblia, dizem que Elias “orou em sua oração”. Isso quer dizer que o profeta orou de verdade, de todo coração.
Ore com toda oração. Isto significa orar reconhecendo Deus em todos os seus caminhos e confiar que ele dirigirá os seus passos (Pv 3.5–6). Leve todas as suas necessidades – grandes e pequenas – a Deus. Conte ao Senhor tudo sobre você, como se ele nada soubesse, mas sabendo que ele sabe todas as coisas.
Texto extraído e adaptado do livro:
Lutando contra Satanás, págs. 79 a 81, escrito por
Joel R. Beeke. Editora Fiel.
Mais Artigos
1 de maio, 2016
8 de outubro, 2017
30 de setembro, 2018
26 de novembro, 2017