13.10.2016
Não há maior necessidade, mesmo nas igrejas centradas no evangelho, do que pensarmos bíblica e sabiamente sobre o modo como vivemos e servimos no corpo de Cristo. A fraqueza do ministério e da metodologia dos últimos tempos, para a qual as prescrições de “remédios” ficam aquém dos padrões de sabedoria e da Escritura, forçou o surgimento de todos os tipos de “especialistas” que nos oferecem teses e opiniões a respeito de como devemos revitalizar a igreja.
Realmente, como igreja, precisamos repensar para reformular aquilo que está carecendo de transformação, mas façamos isso de maneira bíblica e com a sabedoria do discernimento centrado nas Escrituras e na experiência pastoral. Sob a autoridade de Deus e da Palavra, perguntas sobre a estrutura e o ministério de nossas congregações requerem respostas: Por que estamos fazendo o que fazemos? Qual é a prioridade? O evangelho é central? A administração tem ultrapassado o ministério? A estrutura é mais importante do que as pessoas? Nossa vida e missão congregacionais são moldadas pela Bíblia? Estamos tendo sucesso no que está sendo feito? O que é sucesso? Etc.
Respostas a essas e outras questões de mesma natureza podem ser encontradas no livro A treliça e a videira, de Colin Marshall e Tony Payne, que começaremos a estudar na Escola de Vida, todas as quartas-feiras, das 20h30min às 21h30min, a partir de 19 de outubro. Participe e prepare-se para ser profundamente ajudado, quebrantado, humilhado e corrigido pela fidelidade bíblica e pela sabedoria pastoral expressas na obra que estudaremos. A mentalidade de discipulado a que seremos expostos tem o poder de transformar as nossas vidas e a nossa igreja.
Igrejas são uma mistura de treliça e videira. A obra fundamental de qualquer ministério cristão é pregar o evangelho de Jesus Cristo no poder do Espírito de Deus e, através do discipulado, ver pessoas convertidas, mudadas e crescendo para a maturidade nesse evangelho. Essa é a obra de plantar, regar, fertilizar e cuidar da videira. No entanto, assim como algum tipo de estrutura é necessária para ajudar uma videira a se desenvolver, assim também ministérios cristãos precisam de alguma estrutura e apoio, algum tipo de treliça que lhes dê forma e apoio para a obra.
Bons obreiros de treliça são inestimáveis, e todos os ministérios que crescem precisam deles. Gerência, finanças, infraestrutura, organização, governança… todas essas coisas se tornam mais importantes e mais complexas à medida que a videira cresce. Nesse sentido, bons obreiros de treliça são inestimáveis, e todos os ministérios que crescem precisam deles. Porém, na vida de uma igreja, o trabalho de treliça jamais poderá predominar sobre o trabalho de videira. É sobre isso que iremos estudar. Esperamos você. Até quarta-feira, às 20h30min.
Com carinho,
Pr. Leandro B. Peixoto
Mais Artigos
18 de fevereiro, 2018
21 de agosto, 2016
18 de setembro, 2016
11 de março, 2018