A BÍBLIA PARA A SUA ALEGRIA


Manter a alegria em Deus não é tarefa fácil. Algumas vezes, sentimo-nos tristes, tão deprimidos e desanimados que da vontade de parar e largar tudo para chorar. É por isso que o salmista fala de “restauração da alma” e de “refrigério da alma”. Passagens como essas significam que Davi, e tantos outros, tiveram dias muito ruins. Momentos em que a alma precisou ser reanimada (Sl 19.7; 23.2-3).

John Piper escreveu que “a vida normal é um processo repetitivo de restauração e renovação. Nossa alegria não é estática. Ela flutua junto com a vida real. Ela é vulnerável aos ataques de Satanás”. A tribulação jaz à porta, esperando a hora certa para atacar. Ela chega para todos (Jo 16.33 e Jó 5.7). Os que estiverem mais bem preparados para os dias maus continuarão a jornada a caminho do céu com júbilo nos lábios, sem pensar em desistir, anunciando o evangelho da glória e da graça de Deus.

Defendendo-se de gente má, Paulo escreveu: “não significa que queremos controlar vocês, dizendo-lhes como exercer sua fé. Nosso desejo é trabalhar com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que permanecem firmes” (2Co 1.24). O apóstolo está dizendo que preservar a alegria em Deus exige diariamente trabalho, esforço e luta (1Tm 6.12 e 2Tm 4.7). Nosso adversário, o Diabo, anda ao nosso redor como um leão que ruge com apetite insaciável para destruir a nossa alegria em Deus (1Pe 5.6-11). Contudo, louvado seja o Senhor que, pelo seu Espírito, nos deu uma espada: “a palavra de Deus”, para defesa e manutenção de nossa alegria (Ef 6.17). Declara-nos Davi: “A lei do SENHOR é perfeita e revigora a alma” (Sl 19.7).

Neste Dia da Bíblia queremos encorajá-los a buscar alegria em Deus. Use a espada do Espírito, a Palavra de Deus, de Gênesis a Apocalipse, todo dia, o ano todo, nesse combate pela manutenção da alegria em Deus. Em nosso site na internet você encontrará um plano de leitura anual da Bíblia. Eis o link: https://goo.gl/EsVkCp. Acesse-o e planeje ler a Bíblia toda em 2018.

Outra ferramenta importante na busca e manutenção da alegria em Deus é a oração. Jesus declarou: “Peçam em meu nome e receberão, e terão alegria completa” (Jo 16.24). Isso mesmo, a oração traz alegria ao nosso coração! Sabe por quê? Quando oramos e Deus nos responde, seu nome é glorificado (Jo 14.13). A união desses dois objetivos: a glória de Deus e a alegria de seus filhos é claramente preservada no ato de orar. Logo, o crente que busca alegria plena em Deus será, acima de todas as coisas, uma pessoa consagrada também à oração. Para um guia de oração para a semana, acesse o nosso site: https://goo.gl/ZWLMZC.

Leia a Bíblia e ore! Assim como o cervo sedento se ajoelha para beber no riacho, a postura característica do cristão que busca alegria plena em Deus é de joelhos, com a Bíblia na mão. Use a Bíblia para a sua alegria.

Com carinho, Leandro B. Peixoto.

Compartilhar

Textos Recentes